Narrativas auto(mito)poiéticas de uma professora sobre a educação, a corporeidade e o lazer em diálogos com Paulo Freire

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Tipo
Artigo Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2021
Título do Períodico
@rquivo Brasileiro de Educação
ISSN
2318-7344
Página(s)/e-location
289-309
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Belo Horizonte
9
18
Resumo
Tendo como referência a minha história de vida no processo de me tornar professora e, ao longo dos quase quarenta anos de docência no ensino básico e no superior, destaco nesse artigo narrativas auto(mito)poiéticas que permitiram analisar a presença dos conceitos de corporeidade e lazer em minha formação e atuação docente, em diálogo com os escritos de Paulo Freire. Desenvolvo o artigo apresentando minha aproximação com o pensamento freireano destacando a graduação em Educação Física realizada nos tempos da ditadura e algumas experiências ao longo da prática pedagógica nas escolas. Em seguida, extraio dos escritos de Freire elementos para a compreensão sobre o conceito de corpo. Assumindo que o corpo consciente é aquele que vive plena e ludicamente sua presença no mundo, ocupando espaços, experimentando sua cultura, constituindo identidades e subjetividades diversas, relacionando consigo, com o outro e com o planeta; discuto o lazer, fenômeno cultural onde essas experiências se tornam possíveis. É nessa dimensão da vida humana que, privilegiadamente homens e mulheres vivem seus corpos, suas resistências e seus sonhos. Concluo afirmando que o amor, como imaginava Freire, é a saída para nossos sonhos utópicos de uma sociedade que proporcione dignidade coletiva e esperança de justiça nesse mundo.
Descrição
Palavras-chave
Docência, Corporeidade, Lazer, Paulo Freire, narrativas
Citação
ALVES, Vania de Fatima Noronha. Narrativas auto(mito)poiéticas de uma professora sobre a educação, a corporeidade e o lazer em diálogos com Paulo Freire. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 289-309. 2021. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p289-309. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/27238. Acesso em: 2022-05-12