Encontros educativos entre a dança, o ensino da dança e Paulo Freire
Carregando...
Tipo
Artigo Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2021
Título do Períodico
@rquivo Brasileiro de Educação
ISSN
2318-7344
Página(s)/e-location
270-288
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Belo Horizonte
9
18
9
18
Coleções
Resumo
O artigo tem como objetivo identificar possíveis encontros entre a dança, o ensino de dança e a educação humanizadora freireana. Além da leitura de artigos e trabalhos acadêmicos sobre dança, debruçou-se sobre as pedagogias de Paulo Freire. A partir desta pesquisa bibliográfica, notou-se alguns pontos de convergência entre a dança, no seu princípio educativo, e a educação freireana, no seu sentido libertador. A partir dessa convergência, chegou-se a cinco encontros fundamentais entre a dança, o ensino da dança e a educação humanizadora freireana, a saber: dança – movimento, dança – emancipação; dança – corpo molhado de cultura; dança – comunicação e dança – conscientização. Na conclusão, destaca-se a dança como um exercício libertador complexo do ser humano no mundo. O dançar não se pode resumir a uma tarefa mecânica do corpo. Ao contrário, a dança é uma atitude humana, um fazer-se, um colocar-se como corpo em movimento, como corpo consciente de si e do mundo.
Descrição
Palavras-chave
Dança, Ensino da dança, Educação humanizadora, Paulo Freire
Citação
CARDILO, Camila Moura; SOUSA, Cirlene Cristina de. Encontros educativos entre a dança, o ensino da dança e Paulo Freire. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 270-288. 2021. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p270-288. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/26753. Acesso em: 2022-05-12