Aproximações conceituais entre Paulo Freire e Adolfo Sánchez Vázquez: a categoria práxis como ação criadora, reflexiva e transformadora na ação pedagógica

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Tipo
Artigo Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2021
Título do Períodico
@rquivo Brasileiro de Educação
ISSN
2318-7344
Página(s)/e-location
209-226
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Belo Horizonte
9
18
Resumo
O presente artigo tem como objetivo compreender o conceito de práxis à luz das concepções de Paulo Reglus Neves Freire e Adolfo Sánchez Vázquez, a fim de identificar aproximações conceituais entre os autores e suas implicações na ação pedagógica. O caminho metodológico escolhido foi a pesquisa bibliográfica amparada nos estudos dos autores supracitados e a partir de outros autores que também trabalham a práxis em suas diferentes formas, tendo como premissa entender o conceito e o contexto da práxis e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem. Ao término do estudo constatou-se que os diálogos conceituais possíveis entre Freire e Sánchez Vázquez no que tange à categoria práxis são de suma relevância ao campo educacional, sobretudo ao processo formativo de sujeitos, visto que ambas perspectivas têm a ação e a emancipação humana enquanto lócus de suas teorias, denotando, com isso, caminhos possíveis em prol de uma educação humanizadora e pautada por práticas pedagógicas enquanto unidades inseparáveis de teoria e prática, pelas diferentes dimensões da práxis, e possibilitando uma ação pedagógica comprometida com a práxis humana transformadora e revolucionária.
Descrição
Palavras-chave
Educação, Práxis, Ação Pedagógica, Processo Formativo
Citação
RODRIGUES, Samuel de Oliveira; TIROLI, Luiz Gustavo; SANTOS, Adriana Regina de Jesus. Aproximações conceituais entre Paulo Freire e Adolfo Sánchez Vázquez: a categoria práxis como ação criadora, reflexiva e transformadora na ação pedagógica. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 209-226. 2021. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p209-226. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/27801. Acesso em: 2022-05-12