A pedagogia freiriana sob a perspectiva da educação popular em tempos de negacionismo
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Tipo
Artigo Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2021
Título do Períodico
@rquivo Brasileiro de Educação
ISSN
2318-7344
Página(s)/e-location
191-208
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Belo Horizonte
9
18
9
18
Coleções
Resumo
Neste artigo, visamos refletir sobre a Pedagogia Freiriana, no que diz respeito à abordagem da Educação Popular em espaços distintos, sobretudo em tempos de negacionismo. A Educação Popular, tão enfatizada na literatura de Freire, sempre esteve pautada no caráter social e político, em defesa da parte excluída e oprimida da sociedade. Assim, para a realização do presente estudo, fizemos, inicialmente, um levantamento bibliográfico das obras de Paulo Freire, a fim de evidenciar a importância de seu legado, que sempre foi baseado no princípio da coletividade, ao demonstrar preocupação com todos(as). Percebemos que tal premissa está em inconsonância com o atual sistema no poder, que por sua vez é movido por interesses próprios, desdenhando os pensamentos de esquerda e ditos como comunistas. Desse modo, com a intenção de oferecer autonomia e capacidade crítica aos sujeitos, recomendamos uma compreensão ético-política para assumirmos nossa responsabilidade para/com o “outro”, diante da necessidade de pensarmos o nosso tempo, planejarmos o futuro e construirmos o inédito viável, conforme defendido por Freire.
Descrição
Palavras-chave
Pedagogia freiriana, Educação popular, Negacionismo.
Citação
SOUZA, Valdirene Eliane Bailon de; MINÓ, Nádia Marota; MELLO, Rita Márcia Andrade Vaz de. A pedagogia freiriana sob a perspectiva da educação popular em tempos de negacionismo. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 191-208. 2021. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p191-208. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/26827. Acesso em: 2022-05-12