Desarrollo y validación de un instrumento para determinar la utilidad del smartphone y las redes sociales en los niveles educativos no universitários
Carregando...
Tipo
Artigo
Classficação
Nível técnico
Data
2021
Título do Períodico
Meta : Avaliação
ISSN
2175-2753
Página(s)/e-location
860-883
Idioma(s)
es
Fonte
Fonte
Rio de Janeiro
13
41
out./dez.
13
41
out./dez.
Coleções
Resumo
O objetivo deste estudo é validar um questionário elaborado para saber como os professores em serviço percebem o potencial das redes sociais (SSN) e dos smartphones para a atividade educacional. O estudo apresenta os resultados da validação do Questionário sobre a Utilidade das Redes Sociais e Smartphones para a Ação Educativa (Cursae). A amostra de validação compreende 2.659 professores de toda a Espanha de níveis educacionais não universitários. Os resultados indicam que é uma ferramenta confiável para avaliar a percepção dos professores sobre esse construto. Nesse sentido, pode ser um instrumento útil para o desenvolvimento de propostas de formação específicas derivadas do conhecimento da percepção de professores atuantes em níveis não universitários sobre a utilidade educacional dessas ferramentas.
The purpose of this study is to validate a questionnaire developed to know the perception of active teachers about potential for educational activity of social networks (SSN) and smartphones. The study presents the validation results of the Questionnaire of Utility of Social Networks and Smartphones for Educational Action (CURSAE). The validation sample comprises 2,659 teachers from all over Spain at non-university educational levels. The results indicate that it is a reliable tool to evaluate the perception of teachers regarding this construct. And in this sense, it can be a useful instrument for the development of specific training proposals derived from the knowledge about the perception of active teachers at non-university levels on the educational usefulness of these tools.
El propósito de este estudio es validar un cuestionario diseñado para conocer cómo los docentes en servicio perciben el potencial de las redes sociales (SSN) y el smartphone para la actividad educativa. El estudio presenta los resultados de la validación del Cuestionario de Utilidad de las Redes Sociales y los Smartphones para la Acción Educativa (CURSAE). La muestra de validación está formada por 2.659 profesores de toda España de niveles educativos no universitarios. Los resultados indican que es una herramienta confiable para evaluar la percepción de los docentes a respect de este constructo. En este sentido, puede ser un instrumento útil para el desarrollo de propuestas formativas específicas derivadas del conocimiento de la percepción de docentes en activo de niveles no universitarios sobre la utilidad educativa de estas herramientas.
The purpose of this study is to validate a questionnaire developed to know the perception of active teachers about potential for educational activity of social networks (SSN) and smartphones. The study presents the validation results of the Questionnaire of Utility of Social Networks and Smartphones for Educational Action (CURSAE). The validation sample comprises 2,659 teachers from all over Spain at non-university educational levels. The results indicate that it is a reliable tool to evaluate the perception of teachers regarding this construct. And in this sense, it can be a useful instrument for the development of specific training proposals derived from the knowledge about the perception of active teachers at non-university levels on the educational usefulness of these tools.
El propósito de este estudio es validar un cuestionario diseñado para conocer cómo los docentes en servicio perciben el potencial de las redes sociales (SSN) y el smartphone para la actividad educativa. El estudio presenta los resultados de la validación del Cuestionario de Utilidad de las Redes Sociales y los Smartphones para la Acción Educativa (CURSAE). La muestra de validación está formada por 2.659 profesores de toda España de niveles educativos no universitarios. Los resultados indican que es una herramienta confiable para evaluar la percepción de los docentes a respect de este constructo. En este sentido, puede ser un instrumento útil para el desarrollo de propuestas formativas específicas derivadas del conocimiento de la percepción de docentes en activo de niveles no universitarios sobre la utilidad educativa de estas herramientas.
Descrição
Palavras-chave
Professores, Redes sociais, Smartphone, Utilidade educacional, Teachers, Social networks, Smartphone, Educational utility, Docentes, Redes Sociales, Smartphone, Utilidad educativa
Citação
IGADO, Manuel Fandos; TAMARIT, Consuelo García; ASENCIO, Enrique Navarro; ORTEGA, Mónica Gutiérrez. Desarrollo y validación de un instrumento para determinar la utilidad del smartphone y las redes sociales en los niveles educativos no universitários. Meta : Avaliação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 41, p. 860-883, out/dez. 2021. http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v13i41.3532. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/issue/view/133. Acesso em: 2022-04-07