Articulações entre a avaliação formativa alternativa e a aprendizagem significativa

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2021
Título do Períodico
Meta : Avaliação
ISSN
2175-2753
Página(s)/e-location
819-839
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Rio de Janeiro
13
41
out./dez.
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar encaminhamentos teóricos relacionados aos processos de avaliação e inter-relações entre as concepções da avaliação formativa e os pressupostos da aprendizagem significativa, demonstrando que há uma singularidade entre tais perspectivas, o que incita processos construtivos e emancipatórios aos educandos, contribuindo, não somente para revelar e diagnosticar sua aprendizagem, mas, também, para o desenvolvimento e aprimoramento das práticas de ensino. Para isso, o estudo bibliográfico de abordagem qualitativa, realizado, voltou-se para os escritos de Ausubel (1963, 2003), referentes à Teoria da Aprendizagem Significativa, e de Fernandes (2005, 2006, 2008, 2009), a respeito da Avaliação Formativa Alternativa, apresentando uma articulação entre ambos e um possível delineamento de abordagens avaliativas adequadas e coerentes ao desenvolvimento de um processo de ensino que busque a efetiva e significativa aprendizagem dos estudantes.

This article aims to present theoretical orientations related to the assessment processes and interrelations between the concepts of formative assessment and the meaningful learning, demonstrating that there is a uniqueness between such perspectives, which encourages constructive and emancipatory processes for students, contributing, contributing not only to reveal and diagnose their learning, but also for the development and improvement of teaching practices. For this, the bibliographical study with a qualitative approach turned to Ausubel's writings (1963, 2003) on the Theory of Meaningful Learning and of Fernandes (2005, 2006, 2008, 2009) regarding Alternative Formative Assessment are taken as a reference, presenting an articulation between both and a possible delineation of appropriate and coherent evaluative approaches to the development of a teaching process that seeks effective and meaningful student learning.

Este artículo tiene como objetivo presentar orientaciones teóricas relacionadas con los procesos de evaluación y las interrelaciones entre los conceptos de evaluación formativa y aprendizaje significativo, demostrando que existe una singularidad entre tales perspectivas, lo que favorece procesos constructivos y emancipatorios para los estudiantes, contribuyendo, no solo para revelar y diagnosticar su aprendizaje, pero también para desarrollar y mejorar las prácticas pedagógicas. Para ello, el estudio bibliográfico con enfoque cualitativo, realizado, se dirigió a los escritos de Ausubel (1963, 2003) sobre la Teoría del Aprendizaje Significativo y de Fernandes (2005, 2006, 2008, 2009) sobre Evaluación Formativa Alternativa, presentando una articulación entre ambos y una posible delimitación de enfoques evaluativos apropiados y coherentes para el desarrollo de un proceso de enseñanza que busque un aprendizaje estudiantil efectivo y significativo.
Descrição
Palavras-chave
Avaliação educacional, Aprendizagem, Ensino, Aprendizagem significativa, Educational Measurement, Learning, Teaching, Meaningful learning, Evaluación Educacional Ensino, Aprendizaje, Enseñanza, Aprendizaje significativo
Citação
SOUZA, Graziela Ferreira de. Articulações entre a avaliação formativa alternativa e a aprendizagem significativa. Meta : Avaliação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 41, p. 819-839, out/dez. 2021. http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v13i41.3485. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/issue/view/133. Acesso em: 2022-04-07