Efeito indireto do nível socioeconômico sobre a proficiência em matemática
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Tipo
Artigo
Classficação
Nível técnico
Data
2021
Título do Períodico
Meta : Avaliação
ISSN
2175-2753
Página(s)/e-location
795-818
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Rio de Janeiro
13
41
out./dez.
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out./dez.
Coleções
Resumo
O objetivo deste estudo é analisar o efeito indireto do nível socioeconômico sobre a proficiência em matemática, considerando como variável mediadora o tipo de escola (pública ou particular). A base de dados foi a pesquisa Geres. Utilizamos Modelagem de Equações Estruturais, juntamente com o método cluster-robust standard errors. Usamos as variáveis: NSE, sexo, raça, proficiência em matemática e tipo de escola. Em quatro dos cinco modelos ajustados, o efeito indireto foi significativo a um nível de 5% e todos apresentaram sinal positivo. Em quatro modelos, aconteceu uma mediação completa, na qual não existe efeito direto, apenas o efeito indireto (o efeito do NSE só se manifestou por meio do tipo de escola). Apesar de o NSE ter uma forte associação com o desempenho dos alunos, grande parte dessa relação parece acontecer por meio do tipo de escola.
The objective of this study is to analyze the indirect effect of socioeconomic status on mathematics proficiency, considering as mediating variable the type of school (public or private). The database was the Geres survey. We used the Structural Equation Modeling, along with cluster-robust standard errors method. The variables were: socio-economic status, gender, race, mathematics proficiency, and type of school. In four of the five models fitted, the indirect effect was significant at a level of 5% and all showed positive sign. In four models, a complete mediation occurred, where there was no direct effect, but only the indirect effect (the effect of socioeconomic status only manifested through the type of school). Despite the fact that socioeconomic status has a strong association with the performance of the students, much of this relationship seems to happen through the type of school.
El objetivo de este estudio es analizar el efecto indirecto del nivel socioeconómico sobre el dominio de las matemáticas, considerando el tipo de escuela (pública o privada) como variable mediadora. La base de datos fue la encuesta de Geres. Usamos el modelado de ecuaciones estructurales, junto con el método cluster-robust standard errors por grupos. Usamos las variables: NSE, género, raza, competencia matemática y tipo de escuela. En cuatro modelos se produjo una mediación completa, donde no hay efecto directo, solo el efecto indirecto (el efecto NSE solo se manifestó a través del tipo de escuela). Aunque los NSE tienen una fuerte asociación con el desempeño de los estudiantes, gran parte de esta relación parece ocurrir en todos los tipos de escuelas.
The objective of this study is to analyze the indirect effect of socioeconomic status on mathematics proficiency, considering as mediating variable the type of school (public or private). The database was the Geres survey. We used the Structural Equation Modeling, along with cluster-robust standard errors method. The variables were: socio-economic status, gender, race, mathematics proficiency, and type of school. In four of the five models fitted, the indirect effect was significant at a level of 5% and all showed positive sign. In four models, a complete mediation occurred, where there was no direct effect, but only the indirect effect (the effect of socioeconomic status only manifested through the type of school). Despite the fact that socioeconomic status has a strong association with the performance of the students, much of this relationship seems to happen through the type of school.
El objetivo de este estudio es analizar el efecto indirecto del nivel socioeconómico sobre el dominio de las matemáticas, considerando el tipo de escuela (pública o privada) como variable mediadora. La base de datos fue la encuesta de Geres. Usamos el modelado de ecuaciones estructurales, junto con el método cluster-robust standard errors por grupos. Usamos las variables: NSE, género, raza, competencia matemática y tipo de escuela. En cuatro modelos se produjo una mediación completa, donde no hay efecto directo, solo el efecto indirecto (el efecto NSE solo se manifestó a través del tipo de escuela). Aunque los NSE tienen una fuerte asociación con el desempeño de los estudiantes, gran parte de esta relación parece ocurrir en todos los tipos de escuelas.
Descrição
Palavras-chave
Nível socioeconômico, Efeito indireto, Modelagem de equações estruturais, Socioeconomic status, Indirect effect, Structural equation modeling, Nivel socioeconómico, Efecto indirecto, Modelos de ecuaciones estructurales
Citação
MATOS, Daniel Abud Seabra; RODRIGUES, Erica Castilho; LEITE, Walter Lana. Efeito indireto do nível socioeconômico sobre a proficiência em matemática. Meta : Avaliação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 41, p. 795-818, out/dez. 2021. http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v13i41.3499. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/issue/view/133. Acesso em: 2022-04-07