Paulo Freire e o desenvolvimento da autonomia no ensino médio integrado do ifsul: contribuições da educação física

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Tipo
Dossiê
Classficação
Nível epistemológico
Data
2021
Título do Períodico
Inter-Ação
ISSN
1981-8416
Página(s)/e-location
1020-1036
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Goiânia
46
n. esp.
set.
Coleções
Resumo
O estudo objetivou, a partir do pensamento de Paulo Freire, compreender as possibilidades de desenvolvimento da autonomia nas aulas regulares de Educação Física do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal Sul-rio-grandense. Foram entrevistados/as 13 professores/as de Educação Física, com vínculo institucional entre seis e 15 anos. Recorreu-se à Análise Textual Discursiva, com suporte do NVivo, para a análise dos dados. Foram identificados elementos que sinalizam a presença de desenvolvimento da autonomia nas aulas regulares de Educação Física no Ensino Médio Integrado, via estímulo ao compartilhamento dos conhecimentos, à reflexão crítica e à tomada de decisão, evidenciando a potencialidade da Educação Física para a formação de pessoas críticas e participativas na Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

Based on Paulo Freire’s thought, this study aimed to understand the possibilities of developing autonomy in regular classes of Physical Education in the Integrated High School of Instituto Federal Sul-rio-grandense. Thirteen Physical Education teachers with 6-15 years of work at the institution were interviewed. The Discursive Textual Analysis supported by NVivo was used to analyze data. Elements pointing out autonomy development in regular classes of Physical Education in the Integrated High School were identified through encouragement of knowledge sharing, critical reflection, and decision-making, thus evidencing the potentiality of Physical Education in Technical-Professional High School Education to engage and enable people to think critically.

El estudio tuvo como objetivo, a partir del pensamiento de Paulo Freire, comprender las posibilidades de desarrollar la autonomía en las clases regulares de Educación Física de la Enseñanza Media Integrada del Instituto Federal de Rio Grande do Sul. Fueron entrevistados/as 13 profesores/as de Educación Física, con vinculo institucional entre 6 y 15 años. Se recurrió al Análisis Textual Discursivo, con soporte del NVivo, para analizar los datos. Se identificaron elementos que señalan la presencia del desarrollo de la autonomía en las clases regulares de Educación Física en la Enseñanza Media Integrada al incentivar el intercambio de conocimientos, la reflexión crítica y la toma de decisiones, evidenciando la potencialidad de la Educación Física para la formación de personas críticas y participativas en la Educación Profesional Técnica de Nivel Medio.
Descrição
Palavras-chave
Ensino médio, Educação profissionalizante, Educação física, Autonomia, High school, Professional education, Physical education, Autonomy, Enseñanza media, Educación profesional, Educación física, Autonomía
Citação
MONTIEL, Fabiana Celente; JÚNIOR, Adriano José Rossetto; ANDRADE, Danielle Müller de; AFONSO, Mariângela da Rosa. Paulo Freire e o desenvolvimento da autonomia no ensino médio integrado do ifsul: contribuições da educação física. Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. n. esp., p. 1020-1036, set. 2021. https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.67412. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/67412. Acesso em: 2022-04-07