A invisibilidade da criança imigrante no atendimento educativo da rede pública de ensino de ponta grossa/pr

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Dossiê
Classficação
Nível epistemológico
Data
2021
Título do Períodico
Inter-Ação
ISSN
1981-8416
Página(s)/e-location
728-745
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Goiânia
46
2
maio/ago.
Coleções
Resumo
No interior dos fluxos migratórios, as crianças constituem um dos grupos mais vulneráveis às violações de direitos e com menor visibilidade para sua condição nos deslocamentos. Com o aumento da imigração no Brasil, constatou-se, também, um número significativo de crianças imigrantes na rede pública de ensino de Ponta Grossa/PR, o que desencadeou a realização do estudo cujos resultados parciais trazemos neste texto. O objetivo deste artigo é apresentar uma análise sobre a invisibilidade das crianças imigrantes e seus reflexos no atendimento educacional na referida rede de ensino. A pesquisa qualitativa teve como estratégias metodológicas o questionário e a entrevista semiestruturada. O estudo conclui que a invisibilidade das crianças se evidencia nas práticas pedagógicas desenvolvidas na escola.

Within migratory flows, children are not only the most vulnerable group in terms of violation of rights, but also the group with less visibility concerning their displacement. With the increase of immigration in Brazil, it was noticed a significant number of immigrant children in the public school system in Ponta Grossa/PR. This motivated studies whose results are discussed in the this paper. The aim of this article is to present an analysis of the invisibility of immigrant children and its impacts on educational assistance in the aforementioned educational network. The qualitative research used as methodological strategies questionnaires and semi structured interviews. The study demonstrated that children invisibility also appears on public educational policies as well as on the pedagogical practices carried out in schools.

Al interior de los flujos migratorios, la niñez es uno de los grupos más vulnerables a las violaciones de derechos, y con menor visibilidad hacia su condición en el desplazamiento. Acompañando al aumento de la inmigración en Brasil, se constató, también, la presencia de un número significativo de niños inmigrantes en el sistema de escuelas públicas do municipio de Ponta Grossa/PR, lo que desencadenó la realización del estudio cuyos resultados parciales traemos en este texto. El objetivo de este artículo es presentar un análisis sobre la invisibilidad de estos niños, y sus reflejos en la asistencia educativa en esa red escolar. La investigación cualitativa tuvo como estrategias metodológicas el cuestionario y la entrevista semiestructurada. El estudio concluye que esta invisibilidad de los niños se refleja tanto en las políticas públicas de educación, como en las prácticas pedagógicas desarrolladas en la escuela.
Descrição
Palavras-chave
Criança imigrante, Educação, Prática pedagógica, Invisibilidade, Immigrant children, Education, Pedagogical practice, Invisibility, Niños inmigrantes, Educación, Práctica pedagógica, Invisibilidad
Citação
PEROZA, Marilúcia Antônia de Resende; SANTOS, Natália Mendes dos. A invisibilidade da criança imigrante no atendimento educativo da rede pública de ensino de ponta grossa/pr. Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. 2, p. 728-745, maio/ago. 2021. https://doi.org/10.5216/ia.v46i2.68036. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/68036. Acesso em: 2022-04-07