Infâncias migrantes, educação infantil, territorialidades: os movimentos de desterritorialização e reterritorialização das crianças pomeranas

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Dossiê
Classficação
Nível epistemológico
Data
2021
Título do Períodico
Inter-Ação
ISSN
1981-8416
Página(s)/e-location
577-591
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Goiânia
46
2
maio/ago.
Coleções
Resumo
Este artigo, sob a forma de ensaio, busca compreender os movimentos de desterritorialização das crianças pomeranas do seu território de origem, a Pomerânia, e de reterritorialização, em seu território de destino, neste caso, Santa Maria de Jetibá-ES. O território é compreendido a partir de Sayad (1998) e de Haesbaert (2014, 2020), em uma perspectiva integradora. O texto destaca a desterritorialização como processo que faz parte dos movimentos migratórios dos quais as crianças pomeranas participaram. Aponta para a importância de o debate sobre educação infantil contemplar as crianças migrantes, em especial as pomeranas, para que possam se reconhecer com suas línguas, fazeres e saberes ancestrais, superando práticas hierarquizadas que têm contribuído para legitimar múltiplas desigualdades desde a Educação Infantil.

This paper, written in the form of essay, endeavors to understand the movements of de-territorialization of the Pomeranian children of their territory of origin, Pomerania, and re-territorialization, in their territory of destination, in this case, Santa Maria de Jetibá (ES). The territory is understood based on Sayad (1998) and Haesbaert (2014, 2020), in an integrative perspective. The text highlights de- territorialization as a process that is part of the migratory movements in which Pomeranian children participate. It points out that it is important that the debate on early childhood education include migrant children, particularly the Pomeranian ones, so that they can recognize themselves with their ancestral language, skills and knowledge, overcoming hierarchical practices that have contributed to legitimize multiple inequalities since this first stage of basic education.

Este artículo, en forma de ensayo, busca comprender los movimientos de desterritorialización de los niños pomeranos de su territorio de origen, Pomerania, y de reterritorialización, en su territorio de destino, en este caso, Santa María de Jetibá (ES). El territorio se extiende a partir de Sayad (1998) y Haesbaert (2014,2020), en uma perspectiva integradora. El texto destaca la desterritorialización como un proceso que forma parte de los movimientos migratorios en los que participan los niños de Pomerania. Señala la importancia del debate sobre la educación infantil para incluir a los niños migrantes, en especial a los pomeranos, para que se reconozcan con SUS lenguas, prácticas y conocimientos ancestrales, superando practicas jerárquicas que han contribuido a legitimar múltiples desigualdades desde esa primera etapa de la educación básica.
Descrição
Palavras-chave
Crianças pomeranas, Imigração, Territorialidade, Pomeranian children, Immigration, Territoriality, Niños de pomerania, Inmigración, Territorialidad
Citação
SILLER, Rosali Rauta. Infâncias migrantes, educação infantil, territorialidades: os movimentos de desterritorialização e reterritorialização das crianças pomeranas. Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. 2, p. 577-591, maio/ago. 2021. https://doi.org/10.5216/ia.v46i2.68461. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/68461. Acesso em: 2022-04-07