A relação das características e das práticas familiares com os comportamentos escolares de estudantes do ensino fundamental

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2021
Título do Períodico
Inter-Ação
ISSN
1981-8416
Página(s)/e-location
374-390
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Goiânia
46
1
jan./abr.
Coleções
Resumo
Por meio de uma investigação em uma escola pública de Minas Gerias, com estudantes do 6º ano do ensino fundamental e seus familiares, buscou-se analisar a relação entre as condições objetivas de vida, as práticas familiares e o comportamento dos estudantes. Foram realizadas observações em sala de aula e entrevistas, por meio das quais se levantaram informações sobre: comportamento dos estudantes, composição familiar, grau de escolaridade, ocupação profissional, acompanhamento das atividades pedagógicas e convivência familiar. As análises foram desenvolvidas à luz da caracterização da forma escolar e da noção de habitus. Como conclusão, aponta-se a heterogeneidade do grupo, o que revela a possibilidade de que as diferentes condições de vida e de práticas socializadoras das famílias tenham influenciado as formas de comportamentos dos estudantes.

Through an investigation at a public school in Minas Gerias, with students from the 6th grade of elementary school and their families, we sought to analyze the relationship between objective living conditions and family practices in students’ behavior. It was classroom observations and interviews were conducted, in which information was gathered about: student behavior, family composition, degree of schooling, professional occupation, monitoring of of pedagogical activities and family interaction. The analyses were developed in the light of the characterization of the school form and the notion of habitus. One conclude, the heterogeneity of the group is pointed out, which reveals the possibility the different living conditions and socializing practices of families influenced the forms of behavior of students.

Por una investigación en una escuela pública de Minas Gerais, con alumnos de 6º año de primaria y sus familias, se buscó analizar la relación entre condiciones objetivas de vida, las prácticas familiares y el comportamiento de los alumnos. Se realizaron observaciones en el aula y entrevistas a familiares, en las que se recogió información sobre: comportamiento del alumno, composición familiar, nivel educativo, ocupación profesional, seguimiento de las actividades pedagógicas y vida familiar. Los análisis se desarrollaron a la luz de la caracterización de la forma escolar y la noción de habitus. Como conclusión, se señala la heterogeneidad del grupo, que revela la posibilidad de que las diferentes condiciones de vida y prácticas de socialización de las familias influyó en las formas de comportamiento de los alumnos.
Descrição
Palavras-chave
Sociologia da educação, Família, Escola, Socialização, Sociology of education, Family, School, Social practices and conditions, Sociología de la educación, La familia, La escuela, Socialización
Citação
CONCEIÇÃO, Marcelo Rodrigues; ALEXANDRE, Paula Caroline de Andrade. A relação das características e das práticas familiares com os comportamentos escolares de estudantes do ensino fundamental. Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. 1, p. 374-390, jan/abr. 2021. https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.65147. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/65147. Acesso em: 2022-04-07