Educação infantil: histórico e percepções de educadoras sobre a função da instituição

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2021
Título do Períodico
Inter-Ação
ISSN
1981-8416
Página(s)/e-location
1593-1604
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Goiânia
46
3
set./dez.
Coleções
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar um breve histórico da função da Educação Infantil e percepções de educadoras sobre similaridades entre creche e pré-escola e a função atual da instituição. A metodologia engloba pesquisas e documentos oficiais destinados à Educação Infantil e dados empíricos obtidos por observação participante e entrevista semiestruturada com oito educadoras de uma instituição municipal do interior de São Paulo. Os dados foram analisados com base no conceito de unidades significativas da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Os resultados mostram que o caráter assistencialista ainda se faz presente no interior das práticas educacionais, mas que avanços já foram alcançados no reconhecimento da criança e da função da instituição. Essa tem funções sociopolítica e pedagógica que devem ser cumpridas e reconhecidas.

This article aims to present a brief history about the Childhood Education’s role and the perceptions of educators about the similarities between nursery school and preschool, and the institution’s actual role. The methodology includes studies and official documents that are intended to the Childhood Education and empirical data obtained through participant observation and semistructured interview with eight educators from a county’s institution of Sao Paulo’s state. The data were analyzed based on the concept of significant units of Bardin’s Content Analysis (2016). The results show that the welfare character is still present inside the educational practices, but that advances were already achieved on the child’s recognition and the institution’s role. The institution has socio-political and pedagogical functions that must be fulfilled and recognized.

Este artículo tiene como objetivo presentar un breve histórico de la función de Educación Infantil y percepciones de educadores sobre similitudes de la guardería y el preescolar, y el papel actual de la instituición. La metodología incluye investigaciones y documentos dirigidos a la Educación Infantil y datos empíricos obtenidos por observación participante y entrevistas semiestructuradas con ocho educadores de una instituición municipal del interior de São Paulo. Los datos se analizaron según el concepto de unidades significativas del Análisis de Contenido de Bardin (2016). Resultados muestran que el carácter asistencial está presente en las prácticas educativas, pero se han logrado avances en el reconocimiento del niño y del papel de la instituición. Sus funciones sociopolítica y pedagógica deben de ser cumplidas y reconocidas.
Descrição
Palavras-chave
Educação infantil, Função da instituição, Práticas pedagógicas, Reconhecimento da criança, Childhood education, Intitution’s role, Pedagogical practices, Child’s recognition, Educación infantil, Papel de la instituición, Prácticas pedagógicas, Reconocimiento del niño
Citação
ARAÚJO, Caroline de Souza; PEREZ, Marcia Cristina Argenti. Educação infantil: histórico e percepções de educadoras sobre a função da instituição. Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. 3, p. 1593-1604, set/dez. 2021. https://doi.org/10.5216/ia.v46i3.63762. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/63762. Acesso em: 2022-04-07