A etnocenologia, histórias de vida e percurso formativo: professores de dança

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Tipo
Relatos de Experiência
Classficação
Nível teórico
Data
2019
Título do Períodico
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
ISSN
1982-5587
Página(s)/e-location
265-279
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
14
1
jan./mar.
Resumo
Este artigo problematizou o encontro entre as histórias de vida no âmbito do cotidiano e da cultura popular amazônica, cujo objetivo foi identificar o entrelaçamento entre histórias de vida e a etnocenologia no percurso formativo dos estudantes da Licenciatura em dança. Os resultados mostraram que o uso das histórias de vida como recurso metodológico para a identificação dos objetos de pesquisa consagraram a constituição de pessoa e do docente mediados pela cultura local e o cotidiano, o que possibilitou a constatação de que a etnocenologia nessa formação caminhou para além do caráter curricular, uma vez que esta sempre esteve presente em suas vidas. Concluiu-se que a etnocenologia foi a teoria que mais embasou a compreensão da realidade social e cultural dos estudantes em relação a manifestações culturais dos lugares onde vivem.

This article problematizes the encounter between life histories in the context of daily living and Amazonian popular culture, whose objective was to identify the interweaving between life histories and ethnocenology in the formative path of students of Bachelor's de-gree in dance. The results showed that the use of life histories as a methodological resource for the identification of the research objects consecrated the constitution of a person and the teacher mediated by the local culture and the daily routine, which enabled the realization that the Ethnocenology in this training has walked beyond the curricular character, since this has always been present in their lives. It was concluded that Ethnocenology was the theory that most grounded the understanding of the social and cultural reality of students in relation to cultural manifestations of the places where they live.

El trabajo problematizó el encuentro entre las historias de vida en el ámbito del cotidiano y de la cultura popular amazónica, cuyo objetivo fue identificar el entrelazamiento entre historias de vida y la etnocenología en el recorrido formativo de los estudiantes de Pro-fessorado en Danza. Los resultados han mostrado que el uso de las historias de vida como recurso metodológico para la identificación de los objetos de investigación han consagrado la constituciónde persona y del docente mediados por la cultura local y el cotidiano, lo que ha posibilitado la constatación de que la etnocenología en esta formación ha caminado para más allá del carácter curricular, puesto que siempre estuvo presente en sus vidas. Se conclu-ye que la etnocenología fue la teoría que más basó la comprensión de la realidad social y cultural de los estudiantes en relación a manifestaciones culturales de los lugares donde vi-ven.
Descrição
Palavras-chave
Etnocenologia, Histórias de vida, Percurso formativo, Dança, Ethnocenology, Life Stories, Formative course, Dance, Etnocenología, Histórias de vida, Recorrido formativo, Danza
Citação
PEREIRA, Ricardo Augusto Gomes ; PAIXÃO, Carlos Jorge. A etnocenologia, histórias de vida e percurso formativo: professores de dança. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 1, p. 265-279, jan/mar. 2019. https://doi.org/10.21723/riaee.v14i1.11853. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11. Acesso em: 2022-03-07