Pedagogia deliberativa, linguagem e poder: emancipação e transformação social na educação pelo viés da teoria crítica
Carregando...
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2019
Título do Períodico
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
ISSN
1982-5587
Página(s)/e-location
2088-2103
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
14
n. esp. 4
dez.
14
n. esp. 4
dez.
Resumo
Concebendo a linguagem como meio de dominação e de força social, que legitima as relações de poder estabelecidas institucionalmente, neste texto, objetivamos apresentar a pedagogia deliberativa como uma possibilidade presente para educar para a emancipação, e se opor à semiformação imposta pela indústria cultural em contexto educacional.
Understanding language as a means to domination and social force which legitimates power relations, that are institutionally established, we aim at presenting the deliberative pedagogy as a possibility to educate for emancipation.
En este artículo concebimos el lenguaje como medio de dominación y de fuerza social, que legitima las relaciones de poder establecidas institucionalmente.
Understanding language as a means to domination and social force which legitimates power relations, that are institutionally established, we aim at presenting the deliberative pedagogy as a possibility to educate for emancipation.
En este artículo concebimos el lenguaje como medio de dominación y de fuerza social, que legitima las relaciones de poder establecidas institucionalmente.
Descrição
Palavras-chave
Deliberação, Argumentação, Teoria crítica, Linguagem, Práticas Educacionais, Deliberation, Argumentation, Critical Theory, Language, Educational Practices, Deliberación, Argumento, Teoría crítica, Idioma, Prácticas Educativas
Citação
EL KADRI, Michele Salles; MOLINARI, Andressa Cristina; RAMOS, Samantha Mancini. Pedagogia deliberativa, linguagem e poder: emancipação e transformação social na educação pelo viés da teoria crítica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. n. esp. 4, p. 2088-2103, dez. 2019. https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.4.12936. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12936. Acesso em: 2022-03-07