A Base Nacional Comum Curricular e as formas de subjetivação do professor de Matemática
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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2021
Título do Períodico
Revista Educação e Políticas em Debate
ISSN
2238-8346
Página(s)/e-location
469-481
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Uberlândia
10
1
jan./abr.
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Resumo
O artigo propõe um debate acerca das proposições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os seus impactos na formação de professores que ensinam Matemática. Para tanto, destaca-se como problemática: “Qual perfil de professor que ensina Matemática no ensino fundamental é desejado pela BNCC?”. A análise discursiva foi utilizada na compreensão das relações de poder que emergem do discurso da Base. No que concerne ao currículo, ao conhecimento escolar e às subjetivações, Apple (2001 e 2006) e Silva (1999) subsidiaram as discussões, possibilitando a percepção de que a BNCC, como documento norteador, sugere a Matemática como uma ciência humana — produzida por diferentes grupos sociais — contudo, apresenta um discurso hegemônico, priorizando certos saberes e competências.
The article proposes a debate concerning the propositions of the National Curricular Common Basis (NCCB) and its impacts in the training of teachers who teach mathematics. In order to do so, the main question is: “Which profile of Math teacher at Elementary Schools is expected by the NCCB?”. The discourse analysis was used in the understanding of relations of power that arise from the Basis discourse. Concerning the curriculum, school knowledge and subjectivations, Apple (2001 e 2006) and Silva (1999) supported the discussions, enabling the perception that the NCCB, as a guiding document, suggest Mathematics as a human science — produced by different social groups. However, it presents a hegemonic discourse, prioritizing certain knowledge and skills.
The article proposes a debate concerning the propositions of the National Curricular Common Basis (NCCB) and its impacts in the training of teachers who teach mathematics. In order to do so, the main question is: “Which profile of Math teacher at Elementary Schools is expected by the NCCB?”. The discourse analysis was used in the understanding of relations of power that arise from the Basis discourse. Concerning the curriculum, school knowledge and subjectivations, Apple (2001 e 2006) and Silva (1999) supported the discussions, enabling the perception that the NCCB, as a guiding document, suggest Mathematics as a human science — produced by different social groups. However, it presents a hegemonic discourse, prioritizing certain knowledge and skills.
Descrição
Palavras-chave
Política educacional, Currículo e poder, Formação Matemática, Educational policy, Curriculum and power, Mathematical training
Citação
FONSECA, Letiane Oliveira da; FONSECA, Márcia Souza da; QUEVEDO, Jaíne Telles; CORREA, Mônica Roxo. A Base Nacional Comum Curricular e as formas de subjetivação do professor de Matemática. Revista Educação e Políticas em Debate, Uberlândia, v. 10, n. 1, p. 469-481, jan/abr. 2021. https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n1a2021-55011. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/55011. Acesso em: 2021-11-12