Direito à educação em tempos de pandemia: uma análise de estratégias institucionais da Universidade de Brasília
Carregando...
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2021
Título do Períodico
Revista Educação e Políticas em Debate
ISSN
2238-8346
Página(s)/e-location
1054-1071
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Uberlândia
10
3
set./dez.
10
3
set./dez.
Resumo
Neste artigo são analisadas as ações implementadas para o ensino remoto na Universidade de Brasília durante a pandemia da Covid-19. Questiona-se de que maneira as políticas para a permanência e a formação com qualidade foram articuladas à utilização de novas tecnologias digitais no ensino remoto para a garantia do direito à educação superior diante das desigualdades sociais acentuadas na pandemia da Covid-19. A análise foi realizada em três etapas: identificação de prioridades, ações implementadas e avaliação dos resultados, utilizando dados da pesquisa social com a comunidade universitária e relatórios de gestão. Nos resultados, observa-se a importância da democratização do acesso às novas tecnologias digitais para o ensino de graduação, que ganhou nova dimensão com a pandemia
This article analyzes the actions implemented for remote teaching at the University of Brasília during the Covid-19 pandemic. It is questioned how policies for maintenance and quality training were linked to the use of new digital technologies in remote education to ensure the right to higher education in the face of accentuated social inequalities in the Covid-19 pandemic. The analysis was carried out in three stages: identification of priorities, implemented actions, and evaluation of results, using data from social research with the university community and management reports. The results show the importance of democratizing access to new digital technologies for undergraduate education, which achieved a new dimension due to the Covid-19 pandemic.
This article analyzes the actions implemented for remote teaching at the University of Brasília during the Covid-19 pandemic. It is questioned how policies for maintenance and quality training were linked to the use of new digital technologies in remote education to ensure the right to higher education in the face of accentuated social inequalities in the Covid-19 pandemic. The analysis was carried out in three stages: identification of priorities, implemented actions, and evaluation of results, using data from social research with the university community and management reports. The results show the importance of democratizing access to new digital technologies for undergraduate education, which achieved a new dimension due to the Covid-19 pandemic.
Descrição
Palavras-chave
Ensino remoto, Novas Tecnologias digitais, Novas Tecnologias digitais, Permanência e formação com qualidade, Remote teaching, New Digital Technologies, Right to higher education, Quality maintenance and training
Citação
MOREIRA, Ana Maria de Albuquerque; NOGUEIRA, Danielle Xabregas Pamplona; SANTOS, Catarina de Almeida; LEITE, Letícia Lopes. Direito à educação em tempos de pandemia: uma análise de estratégias institucionais da Universidade de Brasília. Revista Educação e Políticas em Debate, Uberlândia, v. 10, n. 3, p. 1054-1071, set/dez. 2021. https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n3a2021-62400. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/62400. Acesso em: 2021-11-12