A educação a distância e o ensino emergencial em tempos de pandemia: a alternativa do ensino remoto e outras variantes
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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2021
Autores
Título do Períodico
Revista Educação e Políticas em Debate
ISSN
2238-8346
Página(s)/e-location
1037-1053
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Uberlândia
10
3
set./dez.
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set./dez.
Resumo
Neste artigo, resultado de um estudo bibliográfico, propomos discutir a Educação a Distância (EaD) e o ensino emergencial remoto no Ensino Superior, diante do contexto da pandemia do Novo Coronavírus (Sars-CoV-2/COVID-19). Para isso, abordamos a atuação e a formação do professor na atual conjuntura de políticas educacionais. Nesse sentido, pretendemos discutir as políticas de EaD e suas relações com as mudanças no âmbito educacional, além de analisarmos a atuação docente nessa modalidade educativa e no ensino emergencial a distância. Ademais, observamos variantes entre eles em uma nova configuração do trabalho, que se utiliza de plataformas e ferramentas digitais e se intensifica para “amenizar” os danos no processo educacional.
In this article, result of a bibliographic study, we propose to discuss Distance Education (EaD in Portuguese abbreviation) and remote emergency training in college education, in the context of New Coronavirus (Sars-CoV-2/COVID-19) pandemic. In this regard, we address the performance and teacher training in the current juncture of educational policies. Hence, we seek to discuss EaD policies and their relationship with changes in the educational sphere, in addition to analyze teaching performance in this educational model and in emergency distance training. Furthermore, we observe variants among them in this new configuration of work, which uses digital platforms and tools, and intensifies to “mitigate” the damage in the educational process.
In this article, result of a bibliographic study, we propose to discuss Distance Education (EaD in Portuguese abbreviation) and remote emergency training in college education, in the context of New Coronavirus (Sars-CoV-2/COVID-19) pandemic. In this regard, we address the performance and teacher training in the current juncture of educational policies. Hence, we seek to discuss EaD policies and their relationship with changes in the educational sphere, in addition to analyze teaching performance in this educational model and in emergency distance training. Furthermore, we observe variants among them in this new configuration of work, which uses digital platforms and tools, and intensifies to “mitigate” the damage in the educational process.
Descrição
Palavras-chave
Educação a distância, Ensino remoto, Trabalho docente, Distance education, Remote teaching, Teaching work
Citação
SAMPAIO, Inayá Maria. A educação a distância e o ensino emergencial em tempos de pandemia: a alternativa do ensino remoto e outras variantes. Revista Educação e Políticas em Debate, Uberlândia, v. 10, n. 3, p. 1037-1053, set/dez. 2021. https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n3a2021-61690. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/61690. Acesso em: 2021-11-12