Reflexões sobre a biologia e a educação no currículo de pedagogia e nas licenciaturas

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Tipo
Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2004
ORCID
Título do Períodico
Inter-Ação: Revista da Faculdade de Educação da UFG
ISSN
1981-8416
Página(s)/e-location
79-106
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Goiânia
29
1
jan./jun.
Coleções
Resumo
Na reforma curricular do curso de Pedagogia a disciplina Biologia Educacional foi excluída. Entretanto, essa disciplina é essencial na formação do professor. Atualmente, a representação social de ser humano, e obviamente também dos alunos de Pedagogia, é construída mediante uma visão reificada hegemônica, que podemos conceituar como sendo inatista, empirista e imutável. Essa representação de homem não é apenas um equívoco teórico, uma falha na compreensão da realidade, mas uma falha que tem implicações políticas relevantes. Assim, este artigo insere-se na perspectiva de refletir sobre as relações entre a Biologia e a Educação, no intuito de contribuir para transformar, por meio do esclarecimento, a representação social de homem em conceito, contribuindo para o processo de desreificação da sociedade. E, de passagem, defender a existência da disciplina Biologia e Educação nos currículos de Pedagogia e das licenciaturas.

In the curricular reform of the Pedagogy course, the Educational Biology subject was excluded. However, this discipline is essential in teacher education. Currently, the social representation of human beings, and obviously also of Pedagogy students, is constructed through a reified hegemonic vision, which we can conceptualize as being innate, empiricist and immutable. This representation of man is not just a theoretical mistake, a failure to understand reality, but a failure that has relevant political implications. Thus, this article is part of the perspective of reflecting on the relationship between Biology and Education, in order to contribute to transforming, through clarification, the social representation of man in concept, contributing to the process of dereification of society. And, in passing, to defend the existence of the Biology and Education discipline in the Pedagogy and Licentiate curriculums.

En la reforma curricular del curso de Pedagogía se excluyó la asignatura de Biología Educativa. Sin embargo, esta disciplina es fundamental en la formación del profesorado. Actualmente, la representación social del ser humano, y obviamente también de los estudiantes de Pedagogía, se construye a través de una mirada hegemónica cosificada, que podemos conceptualizar como innata, empirista e inmutable. Esta representación del hombre no es solo un error teórico, una falta de comprensión de la realidad, sino un fracaso que tiene implicaciones políticas relevantes. Así, este artículo se enmarca en la perspectiva de reflexionar sobre la relación entre Biología y Educación, con el fin de contribuir a transformar, mediante el esclarecimiento, la representación social del hombre en concepto, contribuyendo al proceso de desreificación de la sociedad. Y, de paso, defender la existencia de la disciplina Biología y Educación en los currículos de Pedagogía y Licenciatura.
Descrição
Palavras-chave
Biologia e educação, Biologia educacional, Representação social, Biology and education, Educational Biology, Social representation, Biología y educación, Biología educativa, Representacion social
Citação
SOUZA, André Barcellos Carlos de. Reflexões sobre a biologia e a educação no currículo de pedagogia e nas licenciaturas. Inter-Ação: Revista da Faculdade de Educação da UFG, Goiânia, v. 29, n. 1, p. 79-106, jan/jun. 2004. https://doi.org/10.5216/ia.v29i1.1333. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/1333. Acesso em: 2021-10-26