Qualidade da educação básica: das políticas públicas às expectativas dos professores

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigos
Classficação
Nível técnico
Data
2009
ORCID
Título do Períodico
Inter-Ação: Revista da Faculdade de Educação da UFG
ISSN
1981-8416
Página(s)/e-location
553-580
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Goiânia
34
2
jul./dez.
Coleções
Resumo
Este artigo apresenta alguns resultados de um projeto de pesquisa conjunto entre a HEPBEJUNE e diferentes instituições brasileiras. Inicialmente, analisamos o contexto nacional e internacional dentro do qual se situa a Educação Básica no Brasil. Em seguida, apresentamos o uso da noção de qualidade em educação. Para finalizar, apresentamos alguns resultados da pesquisa de campo realizada com professores que atuam em escolas públicas nos estados de Goiás e Minas Gerais.

This article presents some results of a joint research project between HEPBEJUNE and different Brazilian institutions. Initially, we analyze the national and international context within which Basic Education is located in Brazil. Next, we present the use of the notion of quality in education. Finally, we present some results of field research carried out with teachers who work in public schools in the states of Goiás and Minas Gerais.

Este artículo presenta algunos resultados de un proyecto de investigación conjunto entre HEPBEJUNE y diferentes instituciones brasileñas. Inicialmente, analizamos el contexto nacional e internacional en el que se ubica la Educación Básica en Brasil. A continuación, presentamos el uso de la noción de calidad en la educación. Finalmente, presentamos algunos resultados de una investigación de campo realizada con docentes que laboran en escuelas públicas de los estados de Goiás y Minas Gerais.
Descrição
Palavras-chave
EducaçãobBásica, Qualidade, Professores, Escolas púbicas, Basic education, Quality, Teachers, Public schools, Educación básica, Calidad, Maestros, Escuelas publicas
Citação
AKKARI, Abdeljalil; SILVA, Rossana Valéria Souza; COSTA, Ana Sheila Fernandes. Qualidade da educação básica: das políticas públicas às expectativas dos professores. Inter-Ação: Revista da Faculdade de Educação da UFG, Goiânia, v. 34, n. 2, p. 553-580, jul/dez. 2009. https://doi.org/10.5216/ia.v34i2.8720. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/8720. Acesso em: 2021-10-26