Políticas de currículo em Portugal: Concepções e práticas

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Tipo
Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2019
Título do Períodico
Linhas Críticas
ISSN
1981-0431
Página(s)/e-location
e23562
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Brasília
25
jan./dez.
Resumo
O artigo analisa posições de gestores de Agrupamentos de Escolas de Portugal, envolvidos na implementação da política que concebe o currículo prescrito a nível nacional como um projeto que tem de ser reconfigurado em cada escola. O corpus de análise são entrevistas analisadas pela técnica de análise de conteúdo que mostrou que estes entrevistados aderem aos princípios de autonomia e de flexibilidade curricular, tanto no planejamento das ações docentes como na vivência das práticas curriculares, por considerarem que eles proporcionam uma ressignificação do currículo nacional. No entanto, nessa concretização, sentem dificuldades que advêm de medidas políticas que não se articulam entre si.
Descrição
Palavras-chave
Política educacional, Concepções curriculares, Gestores escolares
Citação
SANTOS, Adriana Cavalcanti dos; LEITE, Carlinda. Políticas de currículo em Portugal: Concepções e práticas. Linhas Críticas, Brasília, v. 25, p. e23562, jan/dez. 2019. https://doi.org/10.26512/lc.v25i0.23562. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/23562. Acesso em: 2021-09-24