Narrativas de experiências docentes em classe hospitalar: ensinar aprendendo

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2018
Título do Períodico
Linhas Críticas
ISSN
1981-0431
Página(s)/e-location
e18969
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Brasília
24
jan./dez.
Resumo
Quais concepções de ensino emergem nas narrativas de docentes que atuam em classe hospitalar? Que conteúdos escolares são ensinados nesse ambiente? O que contam professores sobre suas experiências com crianças e adolescentes com doenças crônicas? Tais questionamentos vêm guiando nossas reflexões na busca de depreender nuances das práticas pedagógicas em ambiente hospitalar pediátrico. As narrativas autobiográficas de professoras nos dão pistas concretas sobre ensinar e aprender na classe hospitalar, mostrando a necessidade de um posicionamento político e ético na atenção à criança hospitalizada, o cuidado compartilhado entre profissionais que desejam um atendimento de qualidade aos educandos em tratamento de saúde, abrindo expectativas para compreender as “redes de atenção à saúde” como espaços instituintes do acompanhamento enquanto lugar de dialogicidade e cooperação na escola.
Descrição
Palavras-chave
Classe hospitalar, Experiências docentes, Narrativas, Acompanhamento
Citação
PASSEGGI, Maria da Conceição; ROCHA, Simone Maria da. Narrativas de experiências docentes em classe hospitalar: ensinar aprendendo. Linhas Críticas, Brasília, v. 24, p. e18969, jan/dez. 2018. https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.18969. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/18969. Acesso em: 2021-09-24