A construção da aprendizagem da docência: Ouvindo licenciandas em estágio curricular supervisionado

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2019
Título do Períodico
Linhas Críticas
ISSN
1981-0431
Página(s)/e-location
e24016
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Brasília
25
jan./dez.
Resumo
A pesquisa teve por objetivo compreender como ocorre a aprendizagem da docência em licenciandas em formação inicial, destacando processos e contextos (ILLERIS, 2013; LAVE, 2013) que as oportunizaram. Analisaram-se narrativas produzidas em grupos focais pelas acadêmicas sobre seu primeiro estágio curricular supervisionado na educação básica. As aprendizagens enfatizadas incluem conhecimento dos sujeitos com que trabalharam e compreensão da docência como profissão. Os contextos de aprendizagem mais citados foram universidade e escolas. Em síntese, há aprendizagens diversas sendo (re)construídas, oriundas tanto de processos individuais como também provenientes de interações com outros sujeitos.
Descrição
Palavras-chave
Formação de professores, Aprendizagem da docência, Processos e contextos formativos
Citação
PAGLIARIN, Lidiane Limana Puiati; SILVA, Ivone Maria Mendes. A construção da aprendizagem da docência: Ouvindo licenciandas em estágio curricular supervisionado. Linhas Críticas, Brasília, v. 25, p. e24016, jan/dez. 2019. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.24016. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/24016. Acesso em: 2021-09-24