Atividade Orientadora de Ensino: fundamentos
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Tipo
Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2018
Título do Períodico
Linhas Críticas
ISSN
1981-0431
Página(s)/e-location
e19817
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Brasília
24
jan./dez.
24
jan./dez.
Coleções
Resumo
Neste artigo apresentam-se os fundamentos teórico-metodológicos da Atividade Orientadora de Ensino, sustentados na tese leontieviana de que a atividade é o agente da materialidade da vida de qualquer sujeito. Inicialmente aborda-se a educação escolar na perspectiva de uma criação humana, em resposta à necessidade de preservação e socialização da cultura. Ao analisar os elementos constitutivos da Atividade Orientadora de Ensino, com base na Teoria histórico-cultural, busca-se demonstrar como ela se configura em um modo de organização do ensino para que a escola possa promover o desenvolvimento humano em sua máxima potencialidade.
Descrição
Palavras-chave
Teoria da Atividade, Atividade Orientadora de Ensino, Educação escolar
Citação
MOURA, Manoel Oriosvaldo de; ARAUJO, Elaine Sampaio; SERRÃO, Maria Isabel Batista. Atividade Orientadora de Ensino: fundamentos. Linhas Críticas, Brasília, v. 24, p. e19817, jan/dez. 2018. https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.19817. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19817. Acesso em: 2021-09-24