A (re)produção da cultura docente na cultura escolar: categorias êmicas-éticas na compreensão das ações cotidianas de professores
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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2018
Autores
Título do Períodico
Linhas Críticas
ISSN
1981-0431
Página(s)/e-location
e19717
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Brasília
24
jan./dez.
24
jan./dez.
Coleções
Resumo
O presente artigo tem por base um estudo de caso e enquadra-se numa abordagem dialógica - êmica e ética. Teve como objetivo identificar e caracterizar categorias êmicas-éticas que emergem na cultura escolar e profissional docente e que implicam nas ações cotidianas dos professores. A coleta e construção de dados, concretizou-se por meio de Focus Group com professores de uma escola da rede de ensino público brasileiro. Os dados apontam para simbioses na (re)produção de culturas profissionais docentes na cultura escolar caracterizadas por individualismo e sofrimento profissional, colaboração em enclaves, apartheids organizacionais/profissionais e presença de uma cultura de escola lutadora.
Descrição
Palavras-chave
Cultura escola, Cultura Profissional Docente, Individualismo, Colaboração
Citação
MARINHO, Paulo; FREITAS, Marinaide. A (re)produção da cultura docente na cultura escolar: categorias êmicas-éticas na compreensão das ações cotidianas de professores. Linhas Críticas, Brasília, v. 24, p. e19717, jan/dez. 2018. https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.19717. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19717. Acesso em: 2021-09-24