Ensino da escrita na alfabetização: como promover as aprendizagens das crianças?

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2020
Título do Períodico
Linhas Críticas
ISSN
1981-0431
Página(s)/e-location
e30093
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Brasília
26
jan./dez.
Resumo
Analisamos a relação entre as práticas de alfabetização de uma professora, que acompanhou seus alunos do 1º ao 2º ano do ensino fundamental, e a evolução na aprendizagem das crianças quanto à escrita. Como procedimentos usamos: entrevista, observações de aula e a aplicação aos alunos de atividades de escrita de palavras e de produção de texto no final do 1º e 2º ano. A análise dos resultados apontou que a prática da professora, a atenção à heterogeneidade e a clareza quanto aos objetivos de ensino teria possibilitado a seus alunos do 1º ano concluírem o 2º ano produzindo textos coerentes e legíveis.
Descrição
Palavras-chave
Alfabetização, Letramento, Aprendizagem, Heterogeneidade, Metas
Citação
SILVA, Magna do Carmo. Ensino da escrita na alfabetização: como promover as aprendizagens das crianças?. Linhas Críticas, Brasília, v. 26, p. e30093, jan/dez. 2020. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.30093. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/30093. Acesso em: 2021-09-24