Alfabetização crítica: contribuições de Paulo Freire e dos novos estudos do letramento
Carregando...
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2020
Título do Períodico
Linhas Críticas
ISSN
1981-0431
Página(s)/e-location
e29785
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Brasília
26
jan./dez.
26
jan./dez.
Coleções
Resumo
O objetivo desse ensaio é refletir sobre a alfabetização de crianças buscando articular duas perspectivas epistemológicas: a concepção de Paulo Freire sobre a educação e a alfabetização e a teoria dos novos estudos do letramento (NEL), em circulação no país a partir dos anos de 1990 do século XX. Ao buscar responder as perguntas “Que alfabetização queremos para as crianças? Qual o sentido da alfabetização hoje?”, nossas reflexões indicam que uma possível mudança nas práticas de alfabetização passaria por uma transformação da escrita que circula na escola, aliada a uma pedagogia da pergunta e do diálogo, como elementos fundantes da prática pedagógica alfabetizadora.
Descrição
Palavras-chave
Alfabetização crítica, Letramento, Paulo Freire, Pedagogia da pergunta
Citação
MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes; ALMEIDA, Ana Caroline de; DEZOTTI, Magda. Alfabetização crítica: contribuições de Paulo Freire e dos novos estudos do letramento. Linhas Críticas, Brasília, v. 26, p. e29785, jan/dez. 2020. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.29785. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/29785. Acesso em: 2021-09-24