A contribuição da estratégia como prática para o estudo da formação de estratégias em universidades

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2016
ORCID
Título do Períodico
Revista Online de Gestão e Política Educacional
ISSN
1519-9029
Página(s)/e-location
337-358
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
20
2
maio/ago.
Resumo
As universidades, classificadas como organizações complexas, possuem uma forma especial de atuar, pela multiplicidade de seus objetivos, aliados a heterogeneidade de seu grupo profissional. O objetivo deste estudo teórico é examinar a contribuição da Estratégia como Pratica para a formação das estratégias em Universidades. Como resultado do estudo foi elaborado um quadro conceitual guia para pesquisas futuras. Como conclusões, obteve-se que a Estratégia como Prática é fundamental para aprofundar o processo estratégico das organizações universitárias, possuindo substantivas implicações para os estudos dessas organizações pelo forte enfoque nas atividades micro, ou seja, nas práticas estratégicas diárias, nas rotinas, nas negociações, entre outras de extrema relevância para essas organizações, já que a estratégia fica, em geral, a mercê dos especialistas ou praticantes.

Universities are classified as complex organizations, have a special way of acting, the multiplicity of its objectives, coupled with heterogeneity of their professional group. The aim of this theoretical study is to examine the contribution of the Strategy as Practice for the formation of Universities strategies. As a result of the study was prepared a guide conceptual framework for future research. As conclusions, it was found that the Strategy as Practice is fundamental to deepen the strategic process of university organizations having substantial implications for studies of these organizations by the strong focus on micro activities, namely the daily strategic practices, routines, in negotiations among other very important for these organizations, as the strategy it is generally at the mercy of experts or practitioners.
Descrição
Palavras-chave
Estratégia como prática, Universidades, Estratégia, Strategy as practice, University, Strategy
Citação
ANDRIGUETTO JÚNIOR, Haroldo. A contribuição da estratégia como prática para o estudo da formação de estratégias em universidades. Revista Online de Gestão e Política Educacional, Araraquara, v. 20, n. 2, p. 337-358, maio/ago. 2016. https://doi.org/10.22633/rpge.v20.n2.9464. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9464. Acesso em: 2021-09-10