Avanços e desafios no processo de implementação do programa nacional de alimentação escolar (PNAE) e o programa dinheiro direto na escola (PDDE)
Carregando...
Tipo
Artigos
Classficação
Nível metodológico
Data
2016
ORCID
Título do Períodico
Revista Online de Gestão e Política Educacional
ISSN
1519-9029
Página(s)/e-location
301-321
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
20
2
maio/ago.
20
2
maio/ago.
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma investigação realizada no curso de Pedagogia (Unicentro/Irati-PR), pesquisa vinculada ao Grupo de Pesquisa Estado, Políticas e Gestão da Educação. Teve como objetivo identificar os principais avanços e desafios no processo de implementação e gestão de dois programas federais: Alimentação Escolar (PNAE) e Dinheiro Direto na Escola (PDDE) na Rede Estadual de Ensino de Irati-PR. Consideramos nessa pesquisa as orientações legais para a efetivação desses programas, informações disponíveis nos sites do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Secretaria de Estado da Educação/ Governo do Paraná (SEED). Para complementar o estudo realizamos entrevistas com diretores de duas escolas estaduais, além de entrevista com a gestora do Núcleo Regional de Educação do Município, responsável pelos programas.
This article presents the results of an investigation performed at the Pedagogy course (Unicentro/Irati-PR), a research attached to the State, Politics and Education Management Research Group. It had as objective the identification of the main advances and challenges in the management and implementation process of two federal programs: School Meals (PNAE) and Money Straight to the School (PDDE) in the Tuition State Network of Irati-PR. We considered in this research the legal orientations to the effectuation of these programs, information available in the websites of the National Fund of Education Development (FNDE) and of the State Secretary of Education/ Government of Paraná (SEED). To fulfill the study, interviews with the principals from two state schools were performed, aside from an interview with the manager of the City’s Regional Education Nucleus, responsible for the programs.
This article presents the results of an investigation performed at the Pedagogy course (Unicentro/Irati-PR), a research attached to the State, Politics and Education Management Research Group. It had as objective the identification of the main advances and challenges in the management and implementation process of two federal programs: School Meals (PNAE) and Money Straight to the School (PDDE) in the Tuition State Network of Irati-PR. We considered in this research the legal orientations to the effectuation of these programs, information available in the websites of the National Fund of Education Development (FNDE) and of the State Secretary of Education/ Government of Paraná (SEED). To fulfill the study, interviews with the principals from two state schools were performed, aside from an interview with the manager of the City’s Regional Education Nucleus, responsible for the programs.
Descrição
Palavras-chave
Gestão escolar, Programas Federais. Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), School Management. Federal Programs. NationalProgram of School Meals (PNAE).Money straight to the School Program (PDDE)
Citação
LIMA, Michelle Fernandes ; OLIVEIRA, Miriane Sozare de ; GUARDACHESKI, Andriele Petrouski. Avanços e desafios no processo de implementação do programa nacional de alimentação escolar (PNAE) e o programa dinheiro direto na escola (PDDE). Revista Online de Gestão e Política Educacional, Araraquara, v. 20, n. 2, p. 301-321, maio/ago. 2016. https://doi.org/10.22633/rpge.v20.n2.9465. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9465. Acesso em: 2021-09-10