Pacto pelo fortalecimento do ensino médio em rondônia: (re) pensando o currículo escolar nos territórios da linguagem

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigos
Classficação
Nível técnico
Data
2016
ORCID
Título do Períodico
Revista Online de Gestão e Política Educacional
ISSN
1519-9029
Página(s)/e-location
70-86
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
20
1
jan./abr.
Resumo
Este texto é um mergulho inicial. Mira colocar em cena o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio em Rondônia, PNEM/RO, um programa de formação continuada do governo federal. As reflexões aqui tratadas são um convite para nos aproximarmos de algumas fontes de pesquisa, procurando ampliar a nossa compreensão sobre esta política de Formação continuada nos territórios da Língua Portuguesa. Mas do que trata esta política para o Ensino Médio? Para esta discussão, valemo-nos dos seguintes autores: Pimenta (2002), Sacristán (2000), Garcia (2013) e Candau (2007) que nos ajudam a refletir sobre possibilidades de abordagens pedagógico-curriculares na área de Linguagens. Sem a pretensão de esgotar o debate, este texto considera importante aprofundar as discussões sobre os componentes curriculares nas veredas da língua, considerando o impacto na melhoria de condições de aprender e desenvolver-se dos sujeitos e dos educadores na etapa conclusiva da Educação Básica.
Descrição
Palavras-chave
Formação docente, Currículo, Língua portuguesa
Citação
BERTOTTI, Mirian de Oliveira ; SIMÕES, Robson Fonseca. Pacto pelo fortalecimento do ensino médio em rondônia: (re) pensando o currículo escolar nos territórios da linguagem. Revista Online de Gestão e Política Educacional, Araraquara, v. 20, n. 1, p. 70-86, jan/abr. 2016. https://doi.org/10.22633/rpge.v20.n1.2016.9393. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9393. Acesso em: 2021-09-10