Em cartaz: a formação docente e as representações de famílias organizadas em modelos não convencionais
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Tipo
Artigos
Classficação
Nível técnico
Data
2017
ORCID
Título do Períodico
Revista Online de Gestão e Política Educacional
ISSN
1519-9029
Página(s)/e-location
542-562
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
21
2
maio/ago.
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maio/ago.
Resumo
Este artigo teve como objetivo analisar as representações sociais sobre família entre profissionais do magistério que responderam um inventário do tipo Likert a fim de aferirmos suas representações acerca do conceito de “família”, “família ideal” e “família desestruturada”. Os dados da pesquisa foram coletados durante a realização de um curso de formação docente intitulado “Formação docente e as representações de famílias organizadas em modelos não convencionais pelas lentes do cinema”. Os resultados obtidos revelaram mudanças nas representações dos sujeitos da pesquisa entre o pré e o pós-teste, que se devem, em parte pelo fato de a experiência estética, por meio do cinema, permitir o rompimento com o ideário de família admitindo as diversas maneiras de ser família como verdadeiras.
This article aimed to analyze the social representations about family among teachers who answered a Likert-type inventory in order to assess their representations about the concept of "family", "ideal family" and "unstructured family". The research data was collected during the course of a teacher training course entitled "Teachertraining and representations of families organized in unconventional models by the lenses of the cinema". The results obtained revealed changes in the representations of the subjects of the research between the pre-and post-test, which are due, in part, to the fact that aesthetic experience, through the cinema, allows the rupture with the family ideals, admitting the different ways Of being family as true.
Este artículotuvo como objetivo analizar las representaciones sociales sobre familia entre profesionales del magisterio que respondieron un inventario del tipo Likert a fin de aferir sus representaciones acerca del concepto de "familia", "familia ideal" y "familia desestructurada". Los datos de la encuesta fueron recolectados durante la realización de un curso de formación docente titulado "Formación docente y las representaciones de familias organizadas en modelos no convencionales por las lentes del cine". Los resultados obtenidos revelaron cambios en las representaciones de los sujetos de la investigación entre el pre y el post-test, que se deben, en parte por el hecho de que la experiencia estética, por medio del cine, permite el rompimiento con el ideario de familia admitiendo las diversas maneras De ser familia como verdaderas
This article aimed to analyze the social representations about family among teachers who answered a Likert-type inventory in order to assess their representations about the concept of "family", "ideal family" and "unstructured family". The research data was collected during the course of a teacher training course entitled "Teachertraining and representations of families organized in unconventional models by the lenses of the cinema". The results obtained revealed changes in the representations of the subjects of the research between the pre-and post-test, which are due, in part, to the fact that aesthetic experience, through the cinema, allows the rupture with the family ideals, admitting the different ways Of being family as true.
Este artículotuvo como objetivo analizar las representaciones sociales sobre familia entre profesionales del magisterio que respondieron un inventario del tipo Likert a fin de aferir sus representaciones acerca del concepto de "familia", "familia ideal" y "familia desestructurada". Los datos de la encuesta fueron recolectados durante la realización de un curso de formación docente titulado "Formación docente y las representaciones de familias organizadas en modelos no convencionales por las lentes del cine". Los resultados obtenidos revelaron cambios en las representaciones de los sujetos de la investigación entre el pre y el post-test, que se deben, en parte por el hecho de que la experiencia estética, por medio del cine, permite el rompimiento con el ideario de familia admitiendo las diversas maneras De ser familia como verdaderas
Descrição
Palavras-chave
Escola, Famílias organizadas em modelos não convencionais, Cinema, Formação docente, School, Families organized in unconventional models, Movie theater, Teacher Training, Escuela, Familias organizadas en modelos no convencionales, Cine, Formación docente
Citação
OLIVEIRA JÚNIOR, Isaias Batista de. Em cartaz: a formação docente e as representações de famílias organizadas em modelos não convencionais. Revista Online de Gestão e Política Educacional, Araraquara, v. 21, n. 2, p. 542-562, maio/ago. 2017. https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n2.2017.9943. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9943. Acesso em: 2021-09-10