A percepção de pessoas com deficiência intelectual sobre a sexualidade
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Tipo
Artigo
Classficação
Nível metodológico
Data
2020
Título do Períodico
Temas em Educação e Saúde
ISSN
1517-7947
Página(s)/e-location
542-552
Idioma(s)
pt, en
Fonte
Fonte
Araraquara
16
2
jul./dez.
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jul./dez.
Coleções
Resumo
Asexualidade de pessoas com deficiência intelectualainda é um tabu, mas é entendida pela terapia ocupacional como etapa fundamental para a vida. Objetivo: descrever a percepção de pessoas com deficiência intelectual sobre a sexualidade. Método: estudo exploratório descritivo, de natureza qualitativa, realizado com oito alunos de uma instituição para pessoas com deficiências, com idade entre 13 e 42 anos.Utilizou-se uma entrevista semiestruturada para investigar a percepção sobre a sexualidade e coletar dados sociodemográficos; para a avaliação dos dados utilizou-se a análise de conteúdo temático-categorial. Resultados: a análise de conteúdo possibilitou estabelecer duas categorias temáticas: experiências em relacionamento afetivo; e conhecimento adquirido sobre sexualidade. Aspercepções sobre a sexualidade são infantilizadas e as famílias tem dificuldades em prover educação sexual. Conclusões: o estudo aponta a necessidade da criação de estratégias de educação em saúde sexual e reprodutiva para esta população, inclusive como forma de proteção dessas pessoas.
The sexuality of people with intellectual disabilities is still a taboo, but it is understood by occupational therapy as a fundamental stage in life. Objective: To describe the perception of people with intellectual disabilities about sexuality.Method: a descriptive exploratory study of qualitative nature was carried out with eight students -aged between 13 and 42 years,from an institution for people with disabilities. A semi-structured interview was used to investigate the perception of sexuality and collect sociodemographic data; Thematic-categorical content analysis was used for data evaluation.Results: content analysis made it possible to establish two thematic categories: experiences in affective relationships and knowledge acquired about sexuality.Perceptions about sexuality are infantilized and families find it difficult to provide sex education. Conclusions: the study points out the necessity to create strategies to better teach sexuality and reproductive health for this population, also as a wayof protecting these people.
La sexualidad de las personas con discapacidad intelectual sigue siendo un tabú, pero la terapia ocupacional la entiende como una etapa fundamental de la vida. Objetivo: describir la percepción de las personas con discapacidad intelectual sobre la sexualidad. Método: estudio exploratorio descriptivo, de carácter cualitativo, realizado con ocho estudiantes de una institución para personas con discapacidad, con edades comprendidas entre 13 y 42 años. Se utilizó una entrevista semiestructurada para investigar la percepción de la sexualidad y recolectar datos sociodemográficos; para la evaluación de los datos se utilizó el análisis de contenido temático-categórico. Resultados: el análisis de contenido permitió establecer dos categoríastemáticas: experiencias en las relaciones afectivas; y conocimientos adquiridos sobre la sexualidad. Las percepciones sobre la sexualidad están infantilizadas y las familias tienen dificultades para brindar educación sexual. Conclusiones: el estudio señala la necesidad de crear estrategias de educación en sexualidad y salud reproductiva para esta población, incluso como una forma de proteger a estas personas.
The sexuality of people with intellectual disabilities is still a taboo, but it is understood by occupational therapy as a fundamental stage in life. Objective: To describe the perception of people with intellectual disabilities about sexuality.Method: a descriptive exploratory study of qualitative nature was carried out with eight students -aged between 13 and 42 years,from an institution for people with disabilities. A semi-structured interview was used to investigate the perception of sexuality and collect sociodemographic data; Thematic-categorical content analysis was used for data evaluation.Results: content analysis made it possible to establish two thematic categories: experiences in affective relationships and knowledge acquired about sexuality.Perceptions about sexuality are infantilized and families find it difficult to provide sex education. Conclusions: the study points out the necessity to create strategies to better teach sexuality and reproductive health for this population, also as a wayof protecting these people.
La sexualidad de las personas con discapacidad intelectual sigue siendo un tabú, pero la terapia ocupacional la entiende como una etapa fundamental de la vida. Objetivo: describir la percepción de las personas con discapacidad intelectual sobre la sexualidad. Método: estudio exploratorio descriptivo, de carácter cualitativo, realizado con ocho estudiantes de una institución para personas con discapacidad, con edades comprendidas entre 13 y 42 años. Se utilizó una entrevista semiestructurada para investigar la percepción de la sexualidad y recolectar datos sociodemográficos; para la evaluación de los datos se utilizó el análisis de contenido temático-categórico. Resultados: el análisis de contenido permitió establecer dos categoríastemáticas: experiencias en las relaciones afectivas; y conocimientos adquiridos sobre la sexualidad. Las percepciones sobre la sexualidad están infantilizadas y las familias tienen dificultades para brindar educación sexual. Conclusiones: el estudio señala la necesidad de crear estrategias de educación en sexualidad y salud reproductiva para esta población, incluso como una forma de proteger a estas personas.
Descrição
Palavras-chave
Sexualidade, Deficiência intelectual, Terapia ocupacional, Sexuality, Intellectual disability, Occupational therapy, Sexualidad, Discapacidad intelectual, Terapia ocupacional
Citação
PUGA, Pâmela Coimbra Argenton; RUZZI-PEREIRA, Andrea. A percepção de pessoas com deficiência intelectual sobre a sexualidade. Temas em Educação e Saúde, Araraquara, v. 16, n. 2, p. 542-552, jul/dez. 2020. https://doi.org/10.26673/tes.v16i2.13709. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/13709. Acesso em: 2021-09-08