Identificação de deficiências entre crianças indígenas nas aldeias de Dourados/MS

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Tipo
Artigo
Classficação
Nível metodológico
Data
2020
Título do Períodico
Temas em Educação e Saúde
ISSN
2526-3471
Página(s)/e-location
21-39
Idioma(s)
pt, en
Fonte
Fonte
Araraquara
16
1
jan./jun.
Resumo
O estudo objetivou o mapeamento de crianças indígenas com indícios de deficiências, nascidas em Dourados/MS, entre os anos de 2009 a 2014, e a avaliação da deficiência visual associada à paralisia cerebral na faixa etária de zero a cinco anos. A pesquisa pautou-sena ecologia do desenvolvimento humano e nos princípios etnográficos, contandocom a participação ativa dos familiares na aplicação dos instrumentos de Avaliação Funcional da Visão integrada ao Desenvolvimento Global, cujos protocolos foramadaptados à linguagem, à cultura e ao cotidiano indígena. O mapeamento levantou o número e as condições de nascimentos das crianças indígenas, bem como a localização de cinco crianças com deficiência visual e paralisia cerebral. Por sua vez, as avalições do funcionamento visual e do desenvolvimento global permitiram identificar as necessidades específicas decorrentes da situação da deficiência e refletir sobre as estratégias para intervenção precoce, tendo em vista melhores oportunidades de aprendizagem na primeira infância.

This study aimed to map indigenous children with signs of disabilities, born in Dourados/MS, between 2009 and 2014, and to evaluation visual impairment associated with cerebral palsy in the age group from zero to five years.The research was based on the ecology of human development and in ethnographic principles, relying on the active participation of family members in the application of the Functional Evaluation instruments of the Integrated Vision for Global Development, whose protocols were adapted to the language, culture and indigenous daily life. The mapping surveyed the number and birth conditions of indigenous children, as well as the location of five children with visual impairment and cerebral palsy. In turn, the evaluations of visual functioning and global development made it possible to identify the specific needs arising from the disability situation and reflect onstrategies for early intervention, with a view to better learning opportunities in early childhood.

Este estudiotuvocomo objetivo mapear a los niños indígenas con signos de discapacidad, nacidos enDourados/MS, entre los años de 2009 y 2014, y evaluar la discapacidad visual asociada con la parálisis cerebral enla franja etariade cero a cinco años. La investigación estáanclada en la ecología del desarrollo humano y en los principios etnográficos, y contóconla participación activa de los miembros de la familia en la aplicación de los instrumentos delaEvaluación Funcional de la Visión Integrada para el Desarrollo Global, cuyos protocolos han sido adaptados al lenguaje, a la cultura yal cotidianode los indígenas. El mapeo ha levantado el número y las condiciones de los nacimientos de los niños indígenas, así como la ubicación de cinco niños con discapacidad visual y parálisis cerebral. Por su turno, las evaluações del funcionamiento visual y del desarrollo global han permitido identificar las necesidades específicasderivadas de la situación de discapacidad, y reflexionar sobrelasestrategiasparaintervenciónprecoz, con miras a mejores oportunidades de aprendizaje en la primera infancia.
Descrição
Palavras-chave
Identificação de deficiências, Intervençãoprecoce, Educação indígena, Educação especial, Disabilities identification, Early intervention, Indigenous education, Special education
Citação
MATTOSO, Maria Goretti da Silva; BRUNO, Marilda Moraes Garcia; NOZU, Washington Cesar Shoiti. Identificação de deficiências entre crianças indígenas nas aldeias de Dourados/MS. Temas em Educação e Saúde, Araraquara, v. 16, n. 1, p. 21-39, jan/jun. 2020. https://doi.org/10.26673/tes.v16i1.13503. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/13503. Acesso em: 2021-09-08