Terapia Comunitária Integrativa para promoção da saúde em acadêmicos de uma Universidade da Terceira Idade
Carregando...
Tipo
Artigo
Classficação
Nível epistemológico
Data
2020
Título do Períodico
Temas em Educação e Saúde
ISSN
2526-3471
Página(s)/e-location
256-270
Idioma(s)
pt, en
Fonte
Fonte
Araraquara
16
esp. 1
set.
16
esp. 1
set.
Coleções
Resumo
Trata-se da apresentação dos resultados verificados no âmbito da saúde mental, a partir de pesquisa empírica, mediante a aplicação da tecnologia leve de cuidado conceituada como rodas de Terapia Comunitária Integrativa (TCI) em uma comunidade acadêmica da Universidade Aberta da Terceira Idade (UNATI) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Foz do Iguaçu em parceria com o Projeto de Extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana “Integrando a UNILA com Rodas de Conversa” no período de 05/04/18 a 10/05/18. O estudo demonstrou que a metodologia psicossocial desenvolvida nas rodas de TCI tem potencial para instrumentalizar aos participantes o enfrentamento da crise da integridade, mobilizando cenário protegido para apreciar com sabedoria o caminho percorrido na própria vida, compreendendo e integrando o percurso dos demais participantes, confrontando as experiências, enquanto consciência, a partir da vivência coletiva e a superação dos desafios dentro de uma mesma geração.
It is the presentation of the results verified in the scope of mental health, based on empirical research, through the application of soft care technology conceptualized as Integrative Community Therapy (ICT) circlesin an academic community of the Open University of the Third Age (UNATI) of the Western Paraná State University/Foz do Iguaçu in partnership with the Extension Project of the Federal University of Latin American Integration “Integrating UNILA with conversation circles” from 05/04/18 to 05/10/18. The study demonstrated that the psychosocial methodology developed in the ICT circles has the potential to equip participants to face the crisis of integrity, mobilizing a protected scenario to wisely appreciate the path taken in their own lives, understanding and integrating the path of other participants, confronting the experiences, as conscience, from collective experience and overcoming challenges within the same generation.
Se trata de la presentación de los resultados verificados en el ámbito de la salud mental, basados en la investigación empírica, a través de la aplicación de tecnología leve de cuidado conceptualizada como círculos de Terapia Comunitaria Integradora (TIC) en una comunidad académica de la Universidad Abierta de la Tercera Edad (UNATI) de la Universidad Estatal del Oeste del Paraná/ Foz do Iguaçu en asociación con el Proyecto de Extensión de la Universidad Federal de la Integración Latinoamericana "Integrando UNILA con círculos de conversación" en el período del 04/04/18 al 05/10/18 . El estudio demostró que la metodología psicosocial desarrollada en los círculos de TIC tiene el potencial de equiparar a los participantes para enfrentar la crisis de integridad, movilizando un escenario protegido para apreciar sabiamente el camino tomado en sus propias vidas, entendiendo e integrando el camino de otros participantes, confrontando las experiencias, como conciencia, de la experiencia colectiva y la superación de desafíos dentro de la misma generación.
It is the presentation of the results verified in the scope of mental health, based on empirical research, through the application of soft care technology conceptualized as Integrative Community Therapy (ICT) circlesin an academic community of the Open University of the Third Age (UNATI) of the Western Paraná State University/Foz do Iguaçu in partnership with the Extension Project of the Federal University of Latin American Integration “Integrating UNILA with conversation circles” from 05/04/18 to 05/10/18. The study demonstrated that the psychosocial methodology developed in the ICT circles has the potential to equip participants to face the crisis of integrity, mobilizing a protected scenario to wisely appreciate the path taken in their own lives, understanding and integrating the path of other participants, confronting the experiences, as conscience, from collective experience and overcoming challenges within the same generation.
Se trata de la presentación de los resultados verificados en el ámbito de la salud mental, basados en la investigación empírica, a través de la aplicación de tecnología leve de cuidado conceptualizada como círculos de Terapia Comunitaria Integradora (TIC) en una comunidad académica de la Universidad Abierta de la Tercera Edad (UNATI) de la Universidad Estatal del Oeste del Paraná/ Foz do Iguaçu en asociación con el Proyecto de Extensión de la Universidad Federal de la Integración Latinoamericana "Integrando UNILA con círculos de conversación" en el período del 04/04/18 al 05/10/18 . El estudio demostró que la metodología psicosocial desarrollada en los círculos de TIC tiene el potencial de equiparar a los participantes para enfrentar la crisis de integridad, movilizando un escenario protegido para apreciar sabiamente el camino tomado en sus propias vidas, entendiendo e integrando el camino de otros participantes, confrontando las experiencias, como conciencia, de la experiencia colectiva y la superación de desafíos dentro de la misma generación.
Descrição
Palavras-chave
Saúde do idoso. Tecnologia social leve. Rodas de conversa, Elderly health. Soft social technology. Conversationcircles, Salud del adulto mayor. Tecnología social leve. Círculos de conversación
Citação
JEAN, Pascal; GUTIÉRREZ-MURILLO, Roberth Steven; SVOBODA, Noeli Kühl; SILVA, Milene Zanoni da; NIHEI, Oscar Kenji; SVOBODA, Walfrido Kühl. Terapia Comunitária Integrativa para promoção da saúde em acadêmicos de uma Universidade da Terceira Idade. Temas em Educação e Saúde, Araraquara, v. 16, n. esp. 1, p. 256-270, set. 2020. https://doi.org/10.26673/tes.v16iesp.1.14307. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/14307. Acesso em: 2021-09-08