A trajetória escolar dos alunos do curso de educação física: um estudo das Faculdades Integradas Einstein de Limeira

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigos
Classficação
Nível técnico
Data
2017
ORCID
Título do Períodico
DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação
ISSN
2594-8385
Página(s)/e-location
2-19
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
19
1
jan./jun.
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar a trajetória escolar dos alunos e alunas da camada popular do curso de licenciatura em Educação Física das Faculdades Integradas Einstein de Limeira através de uma pesquisa bibliográfica e de campo, esta ultima composta por uma entrevista semi-estruturada. Os dados revelam que, os quatro sujeitos pesquisados, apresentam vários pontos de convergência quanto ao habitus, ao déficit em relação a práticas culturais, à freqüência a eventos esportivos, à empatia com a disciplina Educação Física ao longo do período escolar e à infância regada pela vivência esportiva. Concluímos que esses fatos ajudam a compreender os motivos que podem ter contribuído para a escolha da profissão dos sujeitos pesquisados.

This work aims to evaluate the learning path of the students attending belong to low-income segment in Physical Education teacher degrees in Faculdades Integradas Einstein of Limeira through bibliography and field researches, using a semi structured interview. The results showed that, four of them students show similar answers related to habitus, cultural knowledge deficit, attendance at sporting events, empathy to Physical Education subject during academic life, sport activities during their childhood. We concluded that facts may help understand the professional choice made by the interviewed students.

El presente trabajo tiene como objetivo analizar la trayectoria académica de los estudiantes de la clase popular de la carrera de Educación Física de las Faculdades Integradas Einstein de Limeira a través de una investigación bibliográfica y de campo, esta última consistente en una entrevista semiestructurada. Los datos revelan que los cuatro sujetos investigados tienen varios puntos de convergencia en cuanto al habitus, el déficit en relación a las prácticas culturales, la frecuencia de los eventos deportivos, la empatía con la disciplina de Educación Física a lo largo del período escolar y la infancia regada por la experiencia deportiva. Concluimos que estos hechos ayudan a comprender las razones que pueden haber contribuido a la elección de la profesión de los sujetos investigados.
Descrição
Palavras-chave
Formação profissional, Educação física, Trajetória escolar, Professional formation, Physical education, Learning path, Formación profesional, Educación física, trayectoria escolar
Citação
FIORANTE, Flávia Baccin ; MUZETTI, Luci Regina ; INFORSATO, Cassiano Ferreira. A trajetória escolar dos alunos do curso de educação física: um estudo das Faculdades Integradas Einstein de Limeira. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 19, n. 1, p. 2-19, jan/jun. 2017. https://doi.org/10.30715/rbpe.v19.n1.2017.10795. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/10795. Acesso em: 2021-09-08