O modelo de salas de recursos multifuncionais: avanços e retrocessos de uma realidade em construção
Carregando...
Tipo
Edição Temática
Classficação
Nível técnico
Data
2017
ORCID
Título do Períodico
DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação
ISSN
2594-8385
Página(s)/e-location
128-148
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
19
1
jan./jun.
19
1
jan./jun.
Resumo
O presente artigo objetiva discutir os avanços e retrocessos experimentados pela proposta de Sala de Recursos Multifuncionais em um município polo de formação para o Programa Educação Inclusiva: Atenção à Diversidade. Toma como base os resultados apresentados por dois estudos realizados nessa mesma realidade em períodos diferentes, organizando essas informações em categorias de análise voltadas para a observação das relações experienciadas nesse serviço de apoio. A comparação dos dados apresentados por essas investigações descreve um contexto no qual as mudanças sofridas por esse atendimento parecem se limitar a aspectos organizacionais, sem se preocuparem em oferecer as condições necessárias para que seja estruturado um trabalho que possibilite o pleno desenvolvimento do potencial de aprendizagem do aluno com deficiência.
This article aims to discuss the progress and setbacks experienced bythe proposed Resources Multifunction Room in a municipality polo formation for the program Inclusive Education: Attention to Diversity. Takes as base the results of two studies conducted in this same reality in different periods, organizing information into categories of analysis directed to on the observation of relationships experienced this support service. The comparison of the data presented by these research describes a context where the changes undergone by this service seem to limit the organizational aspects, without bothering to offer the conditions necessary for it to be structured work that allows the full development of the potential for learning students with disabilities.
Este artículo tiene como objetivo discutir los avances y retrocesos vividos por la propuesta de una Sala de Recursos Multifuncional en una ciudad que es un polo de formación para el Programa de Educación Inclusiva: Atención a la Diversidad. Se basa en los resultados presentados por dos estudios realizados en la misma realidad en diferentes períodos, organizando esta información en categorías de análisis orientadas a observar las relaciones vividas en este servicio de apoyo. La comparación de los datos que presentan estas investigaciones describe un contexto en el que los cambios sufridos por este servicio parecen limitarse a aspectos organizativos, sin preocuparse por ofrecer las condiciones necesarias para estructurar un trabajo que posibilite el pleno desarrollo del potencial de aprendizaje del estudiante con discapacidad.
This article aims to discuss the progress and setbacks experienced bythe proposed Resources Multifunction Room in a municipality polo formation for the program Inclusive Education: Attention to Diversity. Takes as base the results of two studies conducted in this same reality in different periods, organizing information into categories of analysis directed to on the observation of relationships experienced this support service. The comparison of the data presented by these research describes a context where the changes undergone by this service seem to limit the organizational aspects, without bothering to offer the conditions necessary for it to be structured work that allows the full development of the potential for learning students with disabilities.
Este artículo tiene como objetivo discutir los avances y retrocesos vividos por la propuesta de una Sala de Recursos Multifuncional en una ciudad que es un polo de formación para el Programa de Educación Inclusiva: Atención a la Diversidad. Se basa en los resultados presentados por dos estudios realizados en la misma realidad en diferentes períodos, organizando esta información en categorías de análisis orientadas a observar las relaciones vividas en este servicio de apoyo. La comparación de los datos que presentan estas investigaciones describe un contexto en el que los cambios sufridos por este servicio parecen limitarse a aspectos organizativos, sin preocuparse por ofrecer las condiciones necesarias para estructurar un trabajo que posibilite el pleno desarrollo del potencial de aprendizaje del estudiante con discapacidad.
Descrição
Palavras-chave
Educação especial, Inclusão escolar, Salas de recursos multifuncionais, Special Education, School inclusion, Resources multifunctionrooms, Educación especial, Inclusión escolar, Salas de recursos multifuncionales
Citação
MOSCARDINI, Saulo Fantato ; OLIVEIRA, Adriana Maria Leone Alves. O modelo de salas de recursos multifuncionais: avanços e retrocessos de uma realidade em construção. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 19, n. 1, p. 128-148, jan/jun. 2017. https://doi.org/10.30715/rbpe.v19.n1.2017.10825. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/10825. Acesso em: 2021-09-08