O Pagador de Promessas e Madame Satã: fotografia fílmica e o espectador

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Tipo
Dossiê Temático
Classficação
Nível teórico
Data
2019
Título do Períodico
Travessias
ISSN
1982-5935
Página(s)/e-location
75-88
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Cascavel, PR
13
1
jan./abr.
Coleções
Resumo
Em um filme, cabe a direção de fotografia a responsabilidade de materializar as ideias de um roteiro em imagens, a partir do conceito estético definido pela direção fílmica. A escolha da iluminação, dos planos, da angulação e do movimento da câmera objetivam tanto a construção do discurso fílmico quanto a compreensão deste por parte do espectador. Contudo, aquém das questões técnicas, é necessário também levar em conta há a participação desse espectador como parte da construção dos sentidos fílmicos de acordo com seus próprios conhecimentos. Buscando elucidar como detalhes da fotografia agregam informações a obra, além de referência bibliográficas sobre o tema, são analisados brevemente os filmes O pagador de promessas e Madame Satã à partir de um contato mais superficial e comparando como o conhecimento da autora sobre fotografia interfere em sua interpretação sobre as escolhas de câmera e luz permitindo que ela participe mais “ativamente” da narrativa. As reflexões acerca das diferentes camadas de informações que podem estar contidas em um plano de um filme e como o leitor pode inferir em conteúdo mais abstratos dependendo de seu próprio entendimento sobre as escolhas técnicas do que aparece em quadro, ressaltam a importância de se saber ler uma imagem.

In a film, the photography director is responsible for materializing the ideas of a script in images, based on the aesthetic concept defined by the film direction. The choice of lighting, planes, angle and camera movement aim both at the construction of the filmic discourse and its understanding by the viewer. However, beyond the technical issues, it is also necessary to take into account the participation of this spectator as part of the construction of filmic meanings according to their own knowledge. Seeking to elucidate how details of photography add information to the work, in addition to bibliographical references on the subject, the films O pagador de Promises and Madame Satã are briefly analyzed based on a more superficial contact and comparing how the author's knowledge of photography interferes with her interpretation about camera and light choices allowing her to participate more “actively” in the narrative. Reflections on the different layers of information that can be contained in a film plan and how the reader can infer in more abstract content depending on their own understanding of the technical choices of what appears in the frame, highlight the importance of knowing how to read An image.

En una película, el director de fotografía se encarga de materializar las ideas de un guión en imágenes, partiendo del concepto estético definido por la dirección de la película. La elección de la iluminación, los planos, el ángulo y el movimiento de la cámara apuntan tanto a la construcción del discurso fílmico como a su comprensión por parte del espectador. Sin embargo, más allá de las cuestiones técnicas, también es necesario tener en cuenta la participación de este espectador como parte de la construcción de significados fílmicos según su propio conocimiento. Buscando dilucidar cómo los detalles de la fotografía aportan información a la obra, además de las referencias bibliográficas sobre el tema, se analizan brevemente las películas O pagador de Promises y Madame Satã desde un contacto más superficial y comparando cómo el conocimiento de la fotografía de la autora interfiere con ella. interpretación sobre la elección de la cámara y la luz, lo que le permite participar más "activamente" en la narrativa. As reflexões acerca das diferentes camadas de informações que podem estar contidas em um plano de um filme e como o leitor pode inferir em conteúdo mais abstratos dependendo de seu próprio entendimento sobre as escolhas técnicas do que aparece em quadro, ressaltam a importância de se saber ler una imagen.
Descrição
Palavras-chave
Fotografia fílmica, Narrativa cinematográfica, O pagador de promessas, Madame Satã, Filmic photography, Cinematic narrative, The promise payer, Madame satan, Fotografía cinematográfica, Narrativa cinematográfica, El pagador de la promesa, Madame satan
Citação
GULLO, Manoelle Fuzaro; SIRINO, Salete Paulina Machado. O Pagador de Promessas e Madame Satã: fotografia fílmica e o espectador. Travessias, Cascavel, PR, v. 13, n. 1, p. 75-88, jan/abr. 2019. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/22124. Acesso em: 2021-08-20
DOI