A educação apesar da diferença
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Tipo
Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2012
Autores
Título do Períodico
ETD - Educação Temática Digital
ISSN
1676-2592
Página(s)/e-location
268-280
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
14
1
jan./jun.
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Coleções
Resumo
This article will deal with current concepts in the work of Freud regarding education, under the focus of its relation with differences. Education was dealt by Freud through the perspective of neurosis prophylaxis and pulsional renounce. The aim here is to reflect on the consequences which can arise from these perspectives, having the pulse of death at the core of the reflection. In this sense, we are going to analyze the concepts of Lacanian psychoanalysis to debate the question of difference, regarding the problematic relations between language and reality. We will briefly retake Lacan’s journey, since the primacy of the symbolic until the formulation of the concept of object. We will then problematize the differences through the various social bonds proposed by him.
Este artigo abordará as concepções presentes na obra de Freud a respeito da educação, sob o enfoque da relação desta com a diferença. A educação foi tratada por ele, tanto a partir de uma proposta de profilaxia das neuroses quanto numa proposta de renúncia pulsional, e pretendemos pensar sobre as consequências que podem ser extraídas dessas posições, tendo como centro da reflexão o conceito de pulsão de morte. Nessa perspectiva, lançaremos mão de conceitos da psicanálise lacaniana para debater a questão da diferença, numa referência à problemática das relações entre linguagem e real. Retomaremos brevemente o percurso de Lacan, desde a primazia do simbólico até a formulação do conceito de objeto, para, então, problematizarmos a diferença a partir dos diversos laços sociais propostos por ele.
Este artigo abordará as concepções presentes na obra de Freud a respeito da educação, sob o enfoque da relação desta com a diferença. A educação foi tratada por ele, tanto a partir de uma proposta de profilaxia das neuroses quanto numa proposta de renúncia pulsional, e pretendemos pensar sobre as consequências que podem ser extraídas dessas posições, tendo como centro da reflexão o conceito de pulsão de morte. Nessa perspectiva, lançaremos mão de conceitos da psicanálise lacaniana para debater a questão da diferença, numa referência à problemática das relações entre linguagem e real. Retomaremos brevemente o percurso de Lacan, desde a primazia do simbólico até a formulação do conceito de objeto, para, então, problematizarmos a diferença a partir dos diversos laços sociais propostos por ele.
Descrição
Palavras-chave
Education, Difference, Psychoanalysis, Repression, Educación, Diferencia, Psicoanálisis, La represión, Educação, Diferença, Psicanálise, Repressão
Citação
COSTARDI, Gabriela Gomes. A educação apesar da diferença. ETD - Educação Temática Digital , Campinas, SP, v.14, n. 1, p. 268-280, jan./jun. 2012. https://doi.org/10.20396/etd.v14i1.1252. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1252. Acesso: 2021-08-11