Considerações sobre a história da alfabetização no Brasil: produção acadêmico-científica e a constituição do campo de pesquisas

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2012
Título do Períodico
ETD - Educação Temática Digital
ISSN
1676-2592
Página(s)/e-location
94-112
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
14
2
jul./dez.
Resumo
In order to think about the configuration of research field on the history of literacy in Brazil, focuses on the academic-scientific production on the subject, highlighting results of research carried out by different research groups in Brazil, with a design that presents what has been researching the subject. Discusses the movement to set up a field survey of the history of literacy dialogues directly with the historical research on education and the school and which prevail in research on materials, practices, production, utilization and movements of objects for this teaching in primary Brazilian school.

Com o objetivo de problematizar a configuração do campo de pesquisas da história da alfabetização no Brasil, focaliza-se aqui a produção acadêmico-científica a respeito do tema, destacando resultados de pesquisas desenvolvidas por diferentes grupos de pesquisa brasileiros, com o que se apresenta um delineamento do que vem sendo produzido e enfatizado sobre o tema. Discute-se o movimento de constituição de um campo de pesquisa da história da alfabetização que dialoga diretamente com a pesquisa histórica sobre a educação e sobre a escola, prevalecendo investigações sobre materiais, práticas, produção, utilização e circulação de objetos destinados a esse ensino na escola primária brasileira.
Descrição
Palavras-chave
Literacy, History of education, Scientific production, Alfabetización, Historia de la educación, Producción científica, Alfabetização, História da educação, Produção científica
Citação
ORIANI, Angélica Pall. Considerações sobre a história da alfabetização no Brasil: produção acadêmico-científica e a constituição do campo de pesquisas. ETD - Educação Temática Digital , Campinas, SP, v.14, n. 2, p. 94-112, jul./dez. 2012. https://doi.org/10.20396/etd.v14i2.1224. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1224. Acesso: 2021-08-11