Os materiais didáticos veiculados pelo Manual do Professor Primário do Paraná para o ensino da matemática na década de 1960

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Dossiê Temático
Classficação
Nível técnico
Data
2019
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Título do Períodico
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
ISSN
2447-746X
Página(s)/e-location
1-19
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
5
Resumo
ThepresenttextaddressesthedidacticmaterialsfortheteachingofMathematicsindicatedbythePrimaryTeacher’smanualofParana.Thequestionthatguidedthisstudywas:whatdidacticmaterialsandtheirconceptionofteachingwereindicatedbyPrimaryTeacher’smanualofParanafortheteachingofMathematicsinthestateschoolsinthe1960s?Supportedbytheperspectiveofculturalhistoryandtheconceptsofrepresentationandappropriation,thetextpresentstheguidelinesanddidacticmaterialsindicatedfortheteachingofMathematicsatthetimeandconfrontedwithreferencessuchasBackheuser(1946),Albuquerque (1954), Thorndike (1936), Costa(2016),Pinto(2016)andPinheiro(2013).Itwaspossibletoidentifythattheresourcesanddidacticmaterialsexpressedanactiveandintuitiveconceptionofteaching,thatis,thePrimaryTeacher’smanualofParanafollowedatendencythatenabledthestudentthecontactwithobjectsthatcouldexpressmathematicalconceptsandfacts.

ElpresentetextoabordalosmaterialesdidácticosparalaenseñanzadelamatemáticaqueseindicanenelmanualdelmaestrodeenseñoprimariodeParaná.Lapreguntaqueguioesteestudiofue:¿QuématerialesdidácticosysuconcepcióndelaenseñanzafueronindicadosporelManualdelmaestrodienseñoprimariodeParanáparalaenseñanzadematemáticaenlasescuelasestatalesenladécadade1960?Respaldadoporlaperspectivadelahistoriaculturalylosconceptosderepresentaciónyapropiación,eltextopresentalaspautasylosmaterialesdidácticosindicadosparalaenseñanzadeMatemáticaenesemomentoyconfrontadosconreferenciascomoBackheuser(1946),Albuquerque (1954), Thorndike (1936), Costa(2016),Pinto(2016)yPinheiro(2013).Sepudoidentificarquelosrecursosylosmaterialesdidácticosexpresabanunaconcepciónactivaeintuitivadelaenseñanza,esdecir,elmanualdelmaestrodeenseñoprimariodeParanáseguíaunatendenciaquepermitíaalestudianteelcontactoconobjetosquepodíanexpresarconceptosyhechosmatemáticos.

O presente texto trata dos materiais didáticos para o ensino da matemática indicados pelo Manual do Professor Primário do Paraná. O questionamento que orientou este estudo foi: Que materiais didáticos eram indicados pelo Manual do Professor Primário do Paraná para o ensino da matemática nas escolas do estado na década de 1960? Amparado pela perspectiva da história cultural e dos conceitos de representação e apropriação o texto apresenta as orientações e os materiais didáticos indicados para o ensino da matemática na época e confrontados com referenciais como: Backheuser (1946), Costa (2016), Pinto (2016) e Pinheiro (2013). Foi possível identificar que os recursos e materiais didáticos expressavam uma concepção de ensino ativo e intuitivo, ou seja, o Manual do Professor Primário do Paraná seguia uma tendência que possibilitava ao aluno o contato com objetos que pudessem expressar conceitos e fatos matemáticos.
Descrição
Palavras-chave
Primary education, Intuitive teaching, Didactic materials, Educación primaria, Enseñanza intuitiva, Materiales didácticos, ensino primário, ensino intuitivo, materiais didáticos
Citação
COSTA, Reginaldo Rodrigues da; AMARAL, Wagner Alexandre do. Os materiais didáticos veiculados pelo Manual do Professor Primário do Paraná para o ensino da matemática na década de 1960. Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo , Campinas, SP, v.5, p. 1-19. 2019. https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9863. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9863. Acesso: 2021-08-10