Aritmômetros e seus usos no Brasil nos séculos XIX e XX
Carregando...
Tipo
Dossiê Temático
Classficação
Nível metodológico
Data
2019
Autores
Título do Períodico
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
ISSN
2447-746X
Página(s)/e-location
1-23
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
5
5
Resumo
This paper discusses the circulation of ideas and pedagogical manipulatives between different countries in the process of cultural transference.This historical analysis uses the documentary research with a view to discussing an educational material destined to the teaching of arithmetic called -contador-described in the book Arithmetica Elementarof Georg August Büchler, in 1919.We conclude that this author used a textbook to dialogue and justify the importance of such a tool in teaching the decimal system.In addition, Büchler's training in a German Normal school allowed him to learn about various educational materials and allowed an appropriation of this material as published in the textbook Arithmetica Elementar.
El presente texto discute sobre la circulación de ideas y artefactos pedagógicos entre distintos países en un proceso de transferencias culturales. Este análisis histórico utiliza la investigación documental con el fin de discutir acerca de un material didáctico destinado a la enseñanza de la aritmética -Contador-descrito en el libro de Georg August Büchler, de 1919. Concluimos que este autor se valió de un libro didáctico para dialogar y justificar la importancia de tal herramienta en la enseñanza del sistema decimal. Además, la formación de Büchler en escuela normal germánica le ofreció conocimientos de diversos materiales didácticos y le permitió una apropiación de todo eso conforme lo divulgado en el libro didáctico Aritmética Elementar.
O presente texto discute sobre a circulação de ideias e artefatos pedagógicos entre diferentes países num processo de transferência cultural. Esta análise histórica utiliza a pesquisa documental com vistas à discutir sobre um material didático destinado ao ensino da aritmética - denominado contador- descrito no livro Arithmetica Elementar de Georg August Büchler, em 1919. Concluímos que este autor valeu-se de um livro didático para dialogar e justificar a importância de tal ferramenta no ensino do sistema decimal. Além disso, a formação de Büchler em escola normal germânica oportunizou conhecimentos de diversos materiais didáticos e permitiu uma apropriação deste conforme divulgado no livro didático Arithmetica Elementar.
El presente texto discute sobre la circulación de ideas y artefactos pedagógicos entre distintos países en un proceso de transferencias culturales. Este análisis histórico utiliza la investigación documental con el fin de discutir acerca de un material didáctico destinado a la enseñanza de la aritmética -Contador-descrito en el libro de Georg August Büchler, de 1919. Concluimos que este autor se valió de un libro didáctico para dialogar y justificar la importancia de tal herramienta en la enseñanza del sistema decimal. Además, la formación de Büchler en escuela normal germánica le ofreció conocimientos de diversos materiales didácticos y le permitió una apropiación de todo eso conforme lo divulgado en el libro didáctico Aritmética Elementar.
O presente texto discute sobre a circulação de ideias e artefatos pedagógicos entre diferentes países num processo de transferência cultural. Esta análise histórica utiliza a pesquisa documental com vistas à discutir sobre um material didático destinado ao ensino da aritmética - denominado contador- descrito no livro Arithmetica Elementar de Georg August Büchler, em 1919. Concluímos que este autor valeu-se de um livro didático para dialogar e justificar a importância de tal ferramenta no ensino do sistema decimal. Além disso, a formação de Büchler em escola normal germânica oportunizou conhecimentos de diversos materiais didáticos e permitiu uma apropriação deste conforme divulgado no livro didático Arithmetica Elementar.
Descrição
Palavras-chave
Contador, Arithmetic, Cultural Transfer, Contador, Aritmética, Transferencias Culturales, Contador, Aritmética, Transferências culturais
Citação
SILVA, Circe Mary Silva da. Aritmômetros e seus usos no Brasil nos séculos XIX e XX. Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo , Campinas, SP, v.5, p. 1-23. 2019. https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9857. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9857. Acesso: 2021-08-10