Políticas de integração curricular para o ensino médio no Brasil contemporâneo: um estudo no programa ensino médio inovador

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Tipo
Artigo
Classficação
Nível técnico
Data
2015
Título do Períodico
ETD - Educação Temática Digital
ISSN
1676-2592
Página(s)/e-location
252-270
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
17
2
maio/ago.
Resumo
This study in the field of Curriculum Studies aims to assess High School curriculum integration policies that have been contemporarily produced in Brazil. The analysis is focused on the recently implemented Innovative High School Program and addresses the conceptions of school knowledge that have emerged from its political agenda. The documental analysis of different curriculum texts has been our methodological choice. We have concluded that the political strategies constituting the curriculum grammar of the program here considered suggest the positioning of High School as a place of formation of productive personalities by means of curricula that encourage youths’ protagonism.

Este estudio es parte del campo de los estudios curriculares y se propone examinar las políticas de integración curricular de la escuela media que actualmente se producen en Brasil. Por lo tanto, considera que el enfoque analítico programa Escuela Innovadora, recientemente implementado, dimensionar el conocimiento emergente de los conceptos en su agenda política. Metodológicamente, se decidió realizar un análisis documental de los diferentes textos curriculares. Finalmente, se concluye que las estrategias políticas que conforman la constitución del programa examinados sugieren que la secundaria se posiciona como un área de formación de personalidades productivas y dirigida a formas curriculares que fomenten la participación activa de los jóvenes.

O presente estudo inscreve-se no campo dos Estudos Curriculares e propõe-se a examinar as políticas de integração curricular para o Ensino Médio produzidas contemporaneamente no Brasil. Para tanto, considera como foco analítico o programa Ensino Médio Inovador, recentemente implementado, dimensionando as concepções de conhecimento escolar emergentes em sua pauta política. Metodologicamente, optou-se pela realização de uma análise documental de diferentes textos curriculares. Ao final, conclui-se que as estratégias políticas que perfazem a constituição da gramática curricular do programa examinado sugerem que o Ensino Médio seja posicionado enquanto um espaço de formação de personalidades produtivas e direcionado para formas curriculares que estimulem o protagonismo dos jovens.
Descrição
Palavras-chave
Curriculum integration, High School, Brazil, Integración curricular, Escuela Secundaria, Brasil, Integração curricular, Ensino Médio, Brasil
Citação
SILVA, Roberto Rafael Dias da. Políticas de integração curricular para o ensino médio no Brasil contemporâneo: um estudo no programa ensino médio inovador. ETD - Educação Temática Digital , Campinas, SP, v.17, n. 2, p. 252-270, maio/ago. 2015. https://doi.org/10.20396/etd.v17i2.8634854. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634854. Acesso: 2021-07-26