Mapeamento de competências de equipes desenvolvedoras: um olhar na construção interdisciplinar de materiais educacionais digitais

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível metodológico
Data
2016
Título do Períodico
ETD - Educação Temática Digital
ISSN
1676-2592
Página(s)/e-location
136-155
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
18
1
jan./mar.
Resumo
This article presents a pertinent competency mapping to digital learning resources development teams, based on theoretical references and a case study.Its main purpose is to support the interlocution of the different roles of each interdisciplinary team member during the making of such resources. It describes the process of competency validation, which resulted from questionnaire application and the crossing of two mappings. The first mapping was accomplished based on bibliographic research, whereas the second one was performed during an extension course. It aims at providing support to teachers, designers and programmers regarding the organization of digital learning resources development activities. The results highlight the identification and sectorization, by teams, of the elements involved in this practice, supporting the adoption of a focused, interactive and collaborative methodological path.

En este artículo se presenta una identificación de las competencias necesarias para desarrolladores equipos de materiales educativos digitales, desarrollado en base a marco teórico y un estudio de caso. El principal objetivo es apoyar el diálogo entre las diferentes funciones de cada miembro de los equipos interdisciplinarios en la preparación de estos materiales. El trabajo describe el proceso de validación de competencias, que se llevó a cabo mediante el uso de cuestionarios y la integración entre dos identificaciones: la primera se basa en la literatura y la segunda, redactado en un curso de extensión. El objetivo es ayudar a los profesores, diseñadores y programadores en la gestión de las actividades responsables de la construcción de materiales educativos digitales. Los resultados muestran la identificación y la compartimentación, por el personal de los componentes involucrados en esta práctica, el apoyo a la adopción de un enfoque metodológico centrado, interactivo y colaborativo.

Este artigo apresenta um mapeamento das competências necessárias às equipes desenvolvedoras de materiais educacionais digitais, desenvolvido com base em referencial teórico e um estudo de caso. O principal objetivo é apoiar a interlocução entre as distintas funções de cada membro de equipes interdisciplinares durante a elaboração desses materiais. O trabalho descreve o processo de validação de competências, que ocorreu através da aplicação de questionários e do cruzamento entre dois mapeamentos: o primeiro foi realizado com base em levantamento bibliográfico e o segundo, elaborado em curso de extensão. O intuito é auxiliar professores, designers e programadores na gestão das atividades responsáveis pela construção de materiais educacionais digitais. Os resultados apontam a identificação e a setorização, por equipe, dos elementos envolvidos nesta prática, apoiando a adoção de um percurso metodológico focado, interativo e colaborativo.
Descrição
Palavras-chave
Teaching materials, Education, Distance education, Interdisciplinary approach, Material didáctico, Educación, Educación a distancia, Enfoque interdisciplinario, Material didático, Educação, Educação a distância, Abordagem Interdisciplinar
Citação
ALBA WILDT TORREZZAN, Cristina; ALEJANDRA BEHAR, Patricia. Mapeamento de competências de equipes desenvolvedoras: um olhar na construção interdisciplinar de materiais educacionais digitais. ETD - Educação Temática Digital , Campinas, SP, v.18, n. 1, p. 136-155, jan./mar. 2016. https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8638211. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638211. Acesso: 2021-07-26