Editorial: O cinema e a educação - as redes de significações e subjetividades tecidas nas/com as práticas e pesquisas

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Editorial
Classficação
Nível técnico
Data
2017
Título do Períodico
ETD - Educação Temática Digital
ISSN
1676-2592
Página(s)/e-location
307-315
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
19
2
abr./jun.
Resumo
A televisão, o cinema e o vídeo integram nossas redes de práticas, significações, relações e poderes, se configurando como coautores da invenção do nosso cotidiano e de um presente eletrônica e diditalmente partilhado. Na ambiência de uma cultura eminentemente audiovisual, as subjetividades estão cada vez mais investidas nos processos de ver, dar a ver e ser visto. Assim, pensar a educação e a formação dos que veem, nessa contingência, é também pensar nos diferentes modos de praticar as audiovisualidades nas escolas e nas redes educativas que lá se engrendram ou que as atravessam, nas quais conhecimentos, modos de conhecer e autorias se constroem. A televisão, o cinema e o video, nos tempos do digital em redes, podem estar nos diferentes espaços-tempos onde são programadas a exibição, tais como salas de cinema, salas de estar e salas de aula, mas também em espaços-tempos imprevisíveis com os usos que se faz de aparelhos e narrativas audiovisuais. Propomos-nos a nesse dossie abrir espaço de reflexão sobre as relações do cinema e educação nos diferentes modos de se pensar a formação seja de crianças, jovens, professores e todos aqueles que olham e aprendem a olhar como processo de formação imprescindível para todos os sujeitos na atualidade.
Descrição
Palavras-chave
Film - Editorial, Education - Editorial|Imaging - Editorial|Training - Editorial, Editorial de cine, Educación Editorial|Imagen Editorial|Formación Editorial, Cinema - Editorial, Educação - Editorial, Imagem - Editorial, Formação - Editorial
Citação
FERNANDES, Adriana Hoffmann; MONTEIRO, Aline; SOARES, Maria da Conceição Silva. Editorial: O cinema e a educação - as redes de significações e subjetividades tecidas nas/com as práticas e pesquisas. ETD - Educação Temática Digital , Campinas, SP, v.19, n. 2, p. 307-315, abr./jun. 2017. https://doi.org/10.20396/etd.v19i2.8646281. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646281. Acesso: 2021-07-26