Base Nacional Comum Curricular, Ciências da Natureza nos anos finais do ensino fundamental e os mitos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade
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Tipo
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?
Classficação
Nível técnico
Data
2020
ORCID
Título do Períodico
Em Aberto
ISSN
2176-6673
Página(s)/e-location
141-154
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Brasília
33
107
jan./abr.
33
107
jan./abr.
Coleções
Resumo
Taking the STS (Science, Technology and Society) perspective, socio-scientific issues and scientific literacy as counter-hegemonic positions in the area of research in science education, we sought to identify, in the document of the Common National Curriculum Base (BNCC) of the final years of the elementary school, how such critical perspectives are supported and if they are challenged by traditional views that fall into the so-called STS myths: the superiority of the technocratic decision model, the salvationist conception of science and technology, and technological determinism. As a methodological procedure, a mixed method was adopted that relates Bakhtinian metalinguistic analysis and text mining technique. The results indicate that the analyzed curriculum document cannot overcome traditional curricular perspectives, revisiting a discourse that reinforces the STS myths in science education.
Tomando la perspectiva CTS (Ciencia, Tecnología y Sociedad), las cuestiones socio-científicas y la alfabetización científica como posiciones contrahegemónicas en el área de investigación en educación científica, buscamos identificar, en el documento de la Base Curricular Nacional Común ( BNCC) de los últimos años de la escuela primaria, cómo se apoyan tales perspectivas críticas y si son desafiadas por visiones tradicionales que caen en los llamados mitos CTS: la superioridad del modelo de decisión tecnocrático, la concepción salvacionista de la ciencia y la tecnología y determinismo tecnológico. Como procedimiento metodológico, se adoptó un método mixto que relaciona el análisis metalingüístico bakhtiniano y la técnica de minería de textos. Los resultados indican que el documento curricular analizado no puede superar las perspectivas curriculares tradicionales, revisando un discurso que refuerza los mitos CTS en la educación científica.
Assumindo a perspectiva CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), questões sociocientíficas e alfabetização científica como posições contra-hegemônicas na área da pesquisa em educação em ciências, buscou-se identificar, no documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dos anos finais do ensino fundamental, como tais perspectivas críticas são sustentadas e se são interpeladas por visões tradicionais que recaem nos chamados mitos CTS: a superioridade do modelo de decisões tecnocráticas, a concepção salvacionista da ciência e da tecnologia e o determinismo tecnológico. Como procedimento metodológico, foi adotado um método misto que relaciona a análise metalinguística bakhtiniana e a técnica de mineração de texto (text mining). Os resultados indicam que o documento curricular analisado não consegue superar perspectivas curriculares tradicionais, revisitando um discurso que reforça os mitos CTS na educação em ciências.
Tomando la perspectiva CTS (Ciencia, Tecnología y Sociedad), las cuestiones socio-científicas y la alfabetización científica como posiciones contrahegemónicas en el área de investigación en educación científica, buscamos identificar, en el documento de la Base Curricular Nacional Común ( BNCC) de los últimos años de la escuela primaria, cómo se apoyan tales perspectivas críticas y si son desafiadas por visiones tradicionales que caen en los llamados mitos CTS: la superioridad del modelo de decisión tecnocrático, la concepción salvacionista de la ciencia y la tecnología y determinismo tecnológico. Como procedimiento metodológico, se adoptó un método mixto que relaciona el análisis metalingüístico bakhtiniano y la técnica de minería de textos. Los resultados indican que el documento curricular analizado no puede superar las perspectivas curriculares tradicionales, revisando un discurso que refuerza los mitos CTS en la educación científica.
Assumindo a perspectiva CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), questões sociocientíficas e alfabetização científica como posições contra-hegemônicas na área da pesquisa em educação em ciências, buscou-se identificar, no documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dos anos finais do ensino fundamental, como tais perspectivas críticas são sustentadas e se são interpeladas por visões tradicionais que recaem nos chamados mitos CTS: a superioridade do modelo de decisões tecnocráticas, a concepção salvacionista da ciência e da tecnologia e o determinismo tecnológico. Como procedimento metodológico, foi adotado um método misto que relaciona a análise metalinguística bakhtiniana e a técnica de mineração de texto (text mining). Os resultados indicam que o documento curricular analisado não consegue superar perspectivas curriculares tradicionais, revisitando um discurso que reforça os mitos CTS na educação em ciências.
Descrição
Palavras-chave
Bakhtinian analysis, Common National Curriculum Base, Text mining, Análisis de bakhtinian, Common National Curriculum Base, Text mining, Análise bakhtiniana, Base Nacional Comum Curricular, Mineração de texto
Citação
ANTUNES JÚNIOR, Estevão Luciano; CAVALCANTI, Cláudio José; OSTERMANN, Fernanda. Base Nacional Comum Curricular, Ciências da Natureza nos anos finais do ensino fundamental e os mitos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Em Aberto , Brasília, v.33, n. 107, p. 141-154, jan./abr. 2020. https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.33i107.4496. Disponível em: http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/4560. Acesso: 2021-07-26