Autoestima, estresse e a relação com a criança interior
Carregando...
Tipo
Artigo
Classficação
Nível técnico
Data
2016
ORCID
Título do Períodico
Temas em Educação e Saúde
ISSN
2526-3471
Página(s)/e-location
43-62
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
12
1
jan./jun.
12
1
jan./jun.
Coleções
Resumo
The aim of this study was to understand the relationship of the inner child with self-esteem and the course participant stress taking care of the caregiver. 11 participants were assessed through focus group conducted after the course week. To analyze the opinions collected was used Qualiquantisoft program, the software developed by Lefèvre and Lefèvre whose methodology is called the Collective Subject Discourse (CSD). Upon analysis was proven that after participating in the course subjects achieve improved self-esteem, reduced stress from the meeting with the inner child. The results also pointed to higher propensity resilience.
El objetivo de este estudio fue comprender la relación del niño interior con la autoestima y el estrés del participante en el Curso Cuidando al Cuidador. Once participantes fueron evaluados a través del grupo focal, realizado después de la semana del curso. Para analizar las opiniones recogidas se utilizó el programa Qualiquantisoft, software desarrollado por Lefèvre y Lefèvre, cuya metodología se denomina Discurso colectivo del sujeto (DSC). Mediante análisis, se comprobó que, luego de participar en el curso, los sujetos mejoraron su autoestima, redujeron el estrés por el encuentro con el niño interior. Los resultados también apuntaron a una mayor propensión a la resiliencia.
O objetivo desse estudo foi compreender a relação da criança interior com a autoestima e com o estresse do participante do Curso Cuidando do Cuidador. Foram avaliados onze participantes por meio do grupo focal, realizado após a semana de curso. Para analisar as opiniões coletadas foi utilizado o programa Qualiquantisoft, um software desenvolvido por Lefèvre e Lefèvre, cuja metodologia é denominada de Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Mediante análise foi comprovado que, após a participação do curso, os sujeitos alcançaram melhora em sua autoestima, reduziram estresse a partir do encontro com a criança interior. Os resultados apontaram, também, para uma maior propensão à resiliência.
El objetivo de este estudio fue comprender la relación del niño interior con la autoestima y el estrés del participante en el Curso Cuidando al Cuidador. Once participantes fueron evaluados a través del grupo focal, realizado después de la semana del curso. Para analizar las opiniones recogidas se utilizó el programa Qualiquantisoft, software desarrollado por Lefèvre y Lefèvre, cuya metodología se denomina Discurso colectivo del sujeto (DSC). Mediante análisis, se comprobó que, luego de participar en el curso, los sujetos mejoraron su autoestima, redujeron el estrés por el encuentro con el niño interior. Los resultados también apuntaron a una mayor propensión a la resiliencia.
O objetivo desse estudo foi compreender a relação da criança interior com a autoestima e com o estresse do participante do Curso Cuidando do Cuidador. Foram avaliados onze participantes por meio do grupo focal, realizado após a semana de curso. Para analisar as opiniões coletadas foi utilizado o programa Qualiquantisoft, um software desenvolvido por Lefèvre e Lefèvre, cuja metodologia é denominada de Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Mediante análise foi comprovado que, após a participação do curso, os sujeitos alcançaram melhora em sua autoestima, reduziram estresse a partir do encontro com a criança interior. Os resultados apontaram, também, para uma maior propensão à resiliência.
Descrição
Palavras-chave
Self care, Self concept, Psychological stress, Therapy, Autocuidado, Autoestima, Estrés psicológico, Terapia, Autocuidado, Autoestima, Estresse psicológico, Terapia
Citação
MARTINI, Graça; HORTA, Ana Lúcia de Moraes. Autoestima, estresse e a relação com a criança interior. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v.12, n. 1, p. 43-62, jan./jun. 2016. https://doi.org/10.26673/tes.v12i0.9812. Disponível em: http://seer.fclar.unesp.br/tes/article/view/9812/6478. Acesso: 2021-07-14