Formação e atuação do tutor como orientador de pesquisa na educação on-line

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível técnico
Data
2018
Título do Períodico
ETD - Educação Temática Digital
ISSN
1676-2592
Página(s)/e-location
495-517
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
20
2
abr./jun.
Resumo
In this article, we outline and discuss the training and practices of tutors who worked as supervisors on term papers in a specialization course on science education offered by the Sao Paulo Network of Teacher Education at Sao Paulo University. Based on the activity systems model we analysethe supervision practices together with tutor’s answers to a questionnaire and identify main aspects to this analysis: 1) the supervision’s autonomy, 2) the rules of the activity systems and 3) the community. According to this theoretical perspective, many elements point to the effective creation of a community of practice, which had a fundamental role in supervisor’s education, and to the restructuring of basal supervising activities, such as writing and communication, in a context of online educational.

En este articulo, se caracteriza el trabajo de formación y supervisión de tutores que actuaran como mentores de Trabajos de Conclusión de Curso no Curso de Especialização em Ensino de Ciências del programa Rede São Paulo de Formação Docente ofrecido por la Universidad de São Paulo. Hemos adoptado el modelo de sistemas de actividad para analizarla orientación de la actividad y, a partir de las respuestas de los tutores a un cuestionario, identificamos los aspectos clave de este análisis: autonomía para la orientación, las reglas de las actividades y la comunidad. Sobre la base de esta perspectiva teórica, existe evidencia de la creación efectiva de una comunidad de práctica que jugó un papel clave en la formación del mentor y para la reestructuración de las actividades clave de orientación, tales como la escritura y la comunicación en el contexto de la educación en línea.

Neste artigo,caracterizamos o trabalho de formação e acompanhamento de tutores que atuaram como orientadores de Trabalhos de Conclusão de Curso no Curso de Especialização em Ensino de Ciências do programa Rede São Paulo de Formação Docente oferecido pela Universidade de São Paulo. Adotamos o modelo dos sistemas de atividade para analisar a atividade de orientação e, a partir das respostas dos tutores a um questionário, identificamos aspectos centrais para esta análise: a autonomia para orientação, as regras do sistemas de atividades e a comunidade. Com base nessa perspectiva teórica, vários elementos indicama criação efetiva de uma comunidade de prática que teve papel fundamental na formação do orientador e para a reestruturação de atividades fundamentais da orientação, como a escrita e a comunicação, no contexto educação on-line.
Descrição
Palavras-chave
Supervisor’s Role, Tutor, Online Education, In-service training, Activity Systems, Rol del supervisor, Tutor, Educación en línea, Formación en servicio, Sistemas de actividad, Papel do orientador, Tutor, Educação on-line, Formação continuada, Sistemas de Atividades
Citação
GIORDAN, Marcelo; MASSI, Luciana. Formação e atuação do tutor como orientador de pesquisa na educação on-line. ETD - Educação Temática Digital , Campinas, SP, v.20, n. 2, p. 495-517, abr./jun. 2018. https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8646237. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646237. Acesso: 2021-07-07