Quando as escolas públicas se põem à prova da inclusão escolar: sobre as artes de fazer o comum - plural - nas escolas, em busca do justo

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Tipo
Apresentação
Classficação
Nível técnico
Data
2018
Título do Períodico
ETD - Educação Temática Digital
ISSN
1676-2592
Página(s)/e-location
301-304
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
20
2
abr./jun.
Resumo
As políticas públicas no domínio da educação estão hoje munidas de ações públicas cheias de boas intenções. Entre muitas ações públicas destacamos dois princípios que desde a institucionalização da escola pública têm animado o debate político nacional e internacional. Um está ligado à igualdade de oportunidade escolar para todos; o segundo está associado à escolaridade obrigatória para todos os alunos em idade escolar. Contudo, a aplicação destes dois princípios ainda estão aquém da sua concretização pública. As taxas de reprovação e do abandono ou da evasão escolares ainda são elevadas. É o que têm acontecido quer no Brasil, quer em Portugal. Neste sentido a escola para todos é ainda uma miragem. Há uma percentagem de alunos que na idade escolar não completam a escolaridade obrigatória que tem estado a ser prolongada pelas políticas públicas.
Descrição
Palavras-chave
Educação - Apresentação, Sociologia - Apresentação
Citação
SCHILLING, Flávia Inês; RESENDE, José Manuel. Quando as escolas públicas se põem à prova da inclusão escolar: sobre as artes de fazer o comum - plural - nas escolas, em busca do justo. ETD - Educação Temática Digital , Campinas, SP, v.20, n. 2, p. 301-304, abr./jun. 2018. https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8651992. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651992. Acesso: 2021-07-07