"Tradução" da escola unitária de Gramsci pela pedagogia histórico-crítica de Saviani
Carregando...
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2018
Autores
Título do Períodico
ETD - Educação Temática Digital
ISSN
1676-2592
Página(s)/e-location
997-1017
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
20
4
out./dez.
20
4
out./dez.
Coleções
Resumo
This article is the result of a bibliographical research on the formulations of Gramsci and Saviani on school. Gramscian texts from the precarceral and prison periods are used to demonstrate that the Sardinian's concern with "translation" was born in his youth, later maturing. Among Saviani's works are those that marked the birth of historical-critical pedagogy. It defends the idea that this pedagogy, originally produced by Saviani, is a translation of Gramsci's unitary school. The exposition is divided into three parts: in the first one, the reading of the concept of translation and translatability in Gramsci; in the second, there is the characterization of the unitary school; in the final part, Gramsci's conception of the school is approximated by Saviani, to demonstrate that this can be interpreted as a translation of that.
Este artículo es resultado de la investigación bibliográfica sobre las formulaciones de Gramsci y Saviani en relación a la escuela. Se emplean textos gramscianos del período precarcelario y carcelario, para demostrar que la preocupación del sardo con la "traducción" nació en la juventud, madurando posteriormente. Entre las obras de Saviani, se enfocan las que marcaron el nacimiento de la pedagogía histórico-crítica. Se defiende la idea de que la pedagogía originariamente producida por Saviani es traducción de la escuela unitaria de Gramsci. La exposición se divide en tres partes: en la primera, consta la lectura del concepto de traducción y traducibilidad en Gramsci; en la segunda, hay la caracterización de la escuela unitaria; en la parte final, la concepción gramaciana de escuela es aproximada a la de Saviani, para demostrar que puede ser interpretada como traducción de aquella.
Este artigo é resultante de pesquisa bibliográfica sobre as formulações de Gramsci e de Saviani em relação à escola. Defende a ideia de que a pedagogia histórico-crítica, originariamente produzida por Saviani, é tradução da escola unitária de Gramsci. A exposição de argumentos que evidencia a tese é dividida em três partes: na primeira, consta a leitura do conceito de tradução e tradutibilidade em Gramsci; na segunda, encontra-se uma caracterização da escola unitária; na parte final, a concepção do sardo sobre a escola é aproximada da de Saviani, para demonstrar que esta pode ser interpretada como tradução daquela.
Este artículo es resultado de la investigación bibliográfica sobre las formulaciones de Gramsci y Saviani en relación a la escuela. Se emplean textos gramscianos del período precarcelario y carcelario, para demostrar que la preocupación del sardo con la "traducción" nació en la juventud, madurando posteriormente. Entre las obras de Saviani, se enfocan las que marcaron el nacimiento de la pedagogía histórico-crítica. Se defiende la idea de que la pedagogía originariamente producida por Saviani es traducción de la escuela unitaria de Gramsci. La exposición se divide en tres partes: en la primera, consta la lectura del concepto de traducción y traducibilidad en Gramsci; en la segunda, hay la caracterización de la escuela unitaria; en la parte final, la concepción gramaciana de escuela es aproximada a la de Saviani, para demostrar que puede ser interpretada como traducción de aquella.
Este artigo é resultante de pesquisa bibliográfica sobre as formulações de Gramsci e de Saviani em relação à escola. Defende a ideia de que a pedagogia histórico-crítica, originariamente produzida por Saviani, é tradução da escola unitária de Gramsci. A exposição de argumentos que evidencia a tese é dividida em três partes: na primeira, consta a leitura do conceito de tradução e tradutibilidade em Gramsci; na segunda, encontra-se uma caracterização da escola unitária; na parte final, a concepção do sardo sobre a escola é aproximada da de Saviani, para demonstrar que esta pode ser interpretada como tradução daquela.
Descrição
Palavras-chave
Gramsci, Dermeval Saviani, Unitary school, Historical-critical pedagogy, Translation, Gramsci, Dermeval Saviani, Escuela unitaria, Pedagogía histórico-crítica, Traducción, Gramsci, Dermeval Saviani, Escola unitária, Pedagogia histórico-crítica
Citação
MARTINS, Marcos Francisco. "Tradução" da escola unitária de Gramsci pela pedagogia histórico-crítica de Saviani. ETD - Educação Temática Digital , Campinas, SP, v.20, n. 4, p. 997-1017, out./dez. 2018. https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8649915. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649915. Acesso: 2021-07-07