Sobre a função educadora da imprensa e história da educação
Carregando...
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2002
Autores
ORCID
Título do Períodico
Revista HISTEDBR On-Line
ISSN
1676-2584
Página(s)/e-location
1-3
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas
5
jan.
5
jan.
Coleções
Resumo
There are many angles through which the approach to the press passes: as a historical construction whose trajectory dates from the mid-fifteenth century until today; from the sociological angle, there are many themes that can be explored, such as the discussion linked to the mass media; as literature, whose approach privileges literary-journalistic genres; as a source of historical studies its participation is also significant, although there are those who view it with suspicion; the economic angle is also present insofar as we constitute the press as a company; it is also the case of the political approach that the press also allows us to glimpse in its relations with power.
Son muchos los ángulos por los que pasa el acercamiento a la prensa: como una construcción histórica cuya trayectoria data desde mediados del siglo XV hasta la actualidad; desde el ángulo sociológico, son muchos los temas que se pueden explorar, como la discusión vinculada a los medios de comunicación; como literatura, cuyo enfoque privilegia los géneros literario-periodísticos; como fuente de estudios históricos también es significativa su participación, aunque hay quienes la ven con recelo; el ángulo económico también está presente en la medida en que constituimos la prensa como empresa; también es el caso del enfoque político que la prensa también nos permite vislumbrar en sus relaciones con el poder.
Muitos são os ângulos pelos quais passa a abordagem sobre a imprensa: como construção histórica cujo percurso data dos meados do século XV até hoje; pelo ângulo sociológico, são muitas as temáticas passíveis de exploração, como por exemplo a discussão vinculada aos meios de comunicação de massa; como literatura, cuja abordagem privilegia os gêneros literário-jornalísticos; como fonte de estudos históricos também é significativa sua participação, embora hajam aqueles que a vêem com suspeita; o ângulo econômico também está presente na medida em que constituímos a imprensa como empresa; é o caso ainda da abordagem política que também a imprensa deixa entrever em suas relações com o poder.
Son muchos los ángulos por los que pasa el acercamiento a la prensa: como una construcción histórica cuya trayectoria data desde mediados del siglo XV hasta la actualidad; desde el ángulo sociológico, son muchos los temas que se pueden explorar, como la discusión vinculada a los medios de comunicación; como literatura, cuyo enfoque privilegia los géneros literario-periodísticos; como fuente de estudios históricos también es significativa su participación, aunque hay quienes la ven con recelo; el ángulo económico también está presente en la medida en que constituimos la prensa como empresa; también es el caso del enfoque político que la prensa también nos permite vislumbrar en sus relaciones con el poder.
Muitos são os ângulos pelos quais passa a abordagem sobre a imprensa: como construção histórica cujo percurso data dos meados do século XV até hoje; pelo ângulo sociológico, são muitas as temáticas passíveis de exploração, como por exemplo a discussão vinculada aos meios de comunicação de massa; como literatura, cuja abordagem privilegia os gêneros literário-jornalísticos; como fonte de estudos históricos também é significativa sua participação, embora hajam aqueles que a vêem com suspeita; o ângulo econômico também está presente na medida em que constituímos a imprensa como empresa; é o caso ainda da abordagem política que também a imprensa deixa entrever em suas relações com o poder.
Descrição
Palavras-chave
Press, History of education, Prensa, Historia de la educación, Imprensa, História da educação
Citação
ARAÚJO, José Carlos Souza. Sobre a função educadora da imprensa e história da educação. Revista HISTEDBR On-Line , Campinas, v.5, n. jan., p. 1-3. 2002. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/lancamentos/histedbr-line-v-janeiro2002-n-5-2002. Acesso: 2021-07-06