A prática como componente curricular na disciplina pesquisa e processos educativos do curso de Pedagogiaum diferencial na relação entre pesquisa, teoria e prática

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Tipo
Artigo
Classficação
Nível epistemológico
Data
2019
Título do Períodico
Educação & Formação
ISSN
2448-3583
Página(s)/e-location
142-160
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Fortaleza
4
11
mai./ago.
Resumo
This article discusses the role of Practice as a Curricular Componentin the initial processes of teacher training, whose main objective is to analyze the proposal of the training of the graduates of a course by examining the disciplines of Research and Educational Processes, which consubstantiate the Practice as a Curricular Component. In this qualitative research, the data treatment was based on the content analysis proposed by Bardin (2009), by André (2012, 2017), and by Gatti and Barreto (2009) on the role of research in teacher training, and by the contributions of García (1999, 2009) on professional development. The results indicated that the Practice as a Curricular Component, associated to the learning practices of teaching, having the research as a vertical axis of teacher training, is fundamental for the professional development of the future teachers, becoming an essential element for the development of the research skills contributing to their professional, artistic, scientific and political training.

Este artículo discute el papel de la Práctica como Componente Curricularen los procesos iniciales de formación de profesores, tiene como objetivo central analizar la propuesta de formación de los licenciandos de un curso mediante el examen de las disciplinas de Investigación y Procesos Educativos, las cuales consubstancian la Práctica como Componente Curricular. En esta investigación cualitativa, el tratamiento de los datos se basó en el análisis de contenido propuesto por Bardin (2009),por André (2012, 2017) yporGatti y Barreto (2009) acerca del papel de la investigación en la formación de los profesores y por las contribuciones de García (1999, 2009) sobre el desarrollo profesional. Los resultados indicaron que la Práctica como Componente Curricular, asociada a los aprendizajes de las prácticas formativas de la docencia, teniendo la investigación como eje de verticalización de la formación de profesores, es fundamental para el desarrollo profesional de los futuros profesores, convirtiéndose en un elemento esencial para el desarrollode lahabilidad investigativaycontribuyendo a su formación profesional, artística, científica y política.

Este artigo discute o papel da Prática como Componente Curricular nos processos iniciais de formação de professores, tendo como objetivo central analisar a proposta de formação dos licenciandos de um curso mediante exame das disciplinas de Pesquisa e Processos Educativos, as quais consubstanciam a Prática como Componente Curricular. Nesta pesquisa qualitativa, o tratamento dos dados baseou-se na análise de conteúdo proposta por Bardin (2009), por André (2012, 2017) e por Gatti e Barreto (2009) acerca do papel da pesquisa na formação dos professores e pelas contribuições de García (1999, 2009) acerca do desenvolvimento profissional. Os resultados indicaram que a Prática como Componente Curricular, associada aos aprendizados das práticas formativas da docência, tendo a pesquisa como eixo de verticalização da formação de professores, é fundamental para o desenvolvimento profissional dos futuros professores, tornando-se elemento essencial para o desenvolvimento da habilidade investigativa e contribuindo para a sua formação profissional, artística, científica e política.
Descrição
Palavras-chave
Initialteacher training, Teaching practice, Search, Formación inicial de profesores, Práctica de enseñanza, Investigación, Formação inicial de professores, Prática de ensino, Pesquisa
Citação
BRANDT, Andressa Graziele; HOBOLD, Márcia de Souza. A prática como componente curricular na disciplina pesquisa e processos educativos do curso de Pedagogiaum diferencial na relação entre pesquisa, teoria e prática. Educação & Formação , Fortaleza, v.4, n. 11, p. 142-160, mai./ago. 2019. https://doi.org/10.25053/redufor.v4i11.319. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/319. Acesso: 2021-07-05